Brahimi, Aboubakar, Marcano, Herrera, Marega, Mbemba. São vários os exemplos nos últimos anos de jogadores que cumpriram a última temporada de contrato como titulares indiscutíveis e acabaram depois por sair a custo zero, havendo um amortização apenas desportiva mas não financeira dos investimentos em alguns casos avultados. Na presente temporada, sem contar com os experientes Pepe e Marcado e o lateral Wilson Manafá que sofreu uma lesão grave, Matheus Uribe está também nessa condição. Assim continua. No entanto, os dragões trabalham a médio/longo prazo para evitar mais casos de saídas “livres”.

De uma só assentada, e ao longo desta sexta-feira, o FC Porto anunciou quatro renovações de contrato num dia com outros tantos titulares de Sérgio Conceição até 2027: Evanilson, Pepê, João Mário e Zaidu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como é natural, queremos renovar com todos os jogadores que o treinador acha importantes e não são só estes quatro, são mais. Vamos prosseguir as conversas que já iniciámos com outros jogadores, mas dentro das possibilidades do FC Porto, pois temos algumas limitações até por regras da própria UEFA. Se pudermos renovar por mais tempo com todos os jogadores que interessam para estarmos mais seguros e termos uma equipa que não obrigue o treinador a estar a inventar todos os anos, faremos tudo para que assim seja. A nossa vontade é manter este grupo durante muitos anos. É uma prova de confiança. Estou feliz porque, além de serem quatro bons jogadores, são quatro excelentes profissionais e pessoas de muito caráter”, comentou aos meios dos azuis e brancos Pinto da Costa, presidente dos dragões.

O primeiro foi Evanilson, avançado que cumpriu uma primeira época de adaptação com apenas quatro golos em 24 jogos em 2020/21 antes de ser um dos melhores marcadores dos azuis e brancos na última temporada, com 21 golos e cinco assistências em 46 jogos. Esta época o brasileiro leva cinco golos e duas assistências em 12 partidas. “Estou muito feliz por poder assinar esta renovação. O FC Porto é um clube que me fez evoluir muito até aqui. É muito gratificante por tudo o que fizeram por mim e agora quero fazer de tudo para contribuir em campo e continuar a dar felicidade ao nosso clube e aos nossos adeptos. Na época passada tive bons números, a nossa equipa esteve muito bem e espero continuar a fazer golos e a ajudar a equipa para ser campeão. É isso que todos nós desejamos”, comentou aos canais do clube.

Seguiu-se Pepê, que depois de um início mais discreto na última época foi conseguindo assumir um papel de destaque na equipa e em várias posições (ala, médio ofensivo, falso avançado ou lateral direito), com seis golos e cinco assistências em 42 jogos antes de começar a presente temporada com um golo e três assistências em 12 encontros. “O sentimento é de grande felicidade [por renovar]. Estou muito grato pela confiança no meu trabalho, espero poder dar continuidade ao meu trabalho e fazer uma grande época. Polivalência? No início, foi diferente mas fico muito feliz por poder ajudar em diferentes posições. Estou muito agradecido pela confiança do mister e da equipa técnica no meu trabalho e vou continuar a dar o meu melhor em qualquer posição. Objetivos? Queremos ser campeões novamente, conquistar todos os títulos e dar essa alegria aos nossos adeptos”, destacou o antigo jogador do Grémio ao site do clube.

A seguir foi Zaidu, lateral nigeriano que até mesmo depois da chegada de Wendell ao Dragão manteve o estatuto de titular e que marcou o golo que carimbou em definitivo a conquista do Campeonato na Luz, cumprindo agora a terceira temporada nos azuis e brancos com uma média superior a 40 jogos/época. “Estou muito feliz por ter renovado o contrato com o FC Porto até 2027. É muito importante para mim. Golo com o Bayer Leverkusen? Foi muito importante para mim, para o clube, para o presidente e deixou-me muito contente. Fico ainda mais realizado por hoje ter renovado. Espero marcar muitos mais golos e celebrar ainda mais vitórias aqui”, salientou o lateral esquerdo aos meios dos dragões.

Por fim, também João Mário, antigo ala que foi adaptado a lateral nos seniores com sucesso a partir de 2020/21 e agarrou a titularidade na direita apesar da recente aposta em Rodrigo Conceição, prolongou o seu vínculo com o FC Porto até 2027. “Esta renovação significa muito para mim. Esta é a minha casa e foi aqui que cresci desde pequenino. Encaro esta renovação como um sinal de confiança de toda a estrutura do FC Porto. Agora espero poder retribuir em campo. Estou aqui e sou mais um para ajudar, seja a avançado, a extremo ou a guarda-redes. Quero é ajudar a equipa e o clube. Seja qual for a posição em que jogue, vou dar sempre o meu máximo. Já conquistei alguns títulos aqui, mas quero conquistar muitos mais. Queremos sempre mais e este clube vive disso”, sublinhou na primeira entrevista após a renovação.