A vereadora Anabela Graça venceu, esta sexta-feira, as eleições para a Concelhia de Leiria do Partido Socialista, sucedendo no cargo a Gonçalo Lopes, presidente da Câmara, segundo a ata da eleição enviada à agência Lusa.

A lista de Anabela Graça, de 62 anos, obteve 166 votos e derrotou a lista liderada pelo empresário Ramiro Antunes, de 61 anos, que alcançou 116 votos.

Votaram 289 militantes de um universo de 367 inscritos com as quotas em dia, tendo havido ainda quatro votos brancos e três nulos, de acordo com a ata.

Militante socialista há cerca de 10 anos, Anabela Graça é vereadora na Câmara de Leiria desde 2013 e tem agora pela frente um mandato de dois anos na Concelhia.

Numa nota de imprensa, a nova presidente da Comissão Política Concelhia afirmou que a prioridade “é ter um partido forte, com pensamento e com uma forte ligação aos autarcas”.

“Neste novo ciclo que iniciamos, pretendemos unir os socialistas leirienses, criar redes de trabalho colaborativo, reforçar a participação democrática, potenciar a cultura de cidadania e valorizar o debate e reflexão interna, mas com pretensão na abertura do partido aos simpatizantes e ao diálogo com a sociedade civil”, adiantou.

Para Anabela Graça, os desafios da nova Concelhia “assentam em dois eixos estratégicos específicos, que correspondem a objetivos concretos de desenvolvimento”, a saber, “organização interna, mobilização e participação cívica, e visão de futuro para o concelho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“São nossos objetivos fortalecer e valorizar a militância do PS, assegurar a presença da Concelhia do PS Leiria nos órgãos distritais e nacionais, reforçar a nossa política de proximidade, aprofundar a comunicação com os militantes e os cidadãos, e promover debates com temas prioritários que temos de resolver no presente e no futuro”, acrescentou Anabela Graça, citada na nota de imprensa.

A dirigente partidária disse acreditar que “a união no PS será fundamental para tornar o partido mais forte, ativo e pujante” e, desse modo, poder “continuar a refletir e a encontrar soluções para os desafios estratégicos que Leiria enfrenta”.

Ramiro Antunes destacou que a lista que encabeçou elegeu “20 elementos para a Comissão Política, contra 29” da lista adversária, realçando que “houve discussão, houve disputa de ideias durante a campanha, o que é importante para o partido”.