Um colete a voar para o chão, um like nas redes sociais posteriormente apagado, uma novela que continua a crescer agora com capítulos mais propícios a divórcio do que a felicidade no casamento. “Estamos muito tranquilos. É um magnífico jogador e realmente ainda tem que demonstrar o que é mas com o tempo vai demonstrar. Não receamos nada, é jogador do Atl. Madrid, um jogador magnífico e com um contrato longo. Estamos encantados com ele e há que ter em conta que há gente que se adapta imediatamente e outros que demoram mais. Mas creio que triunfará aqui com a muita qualidade e categoria que tem”, tinha referido Enrique Cerezo, presidente dos colchoneros, antes do jogo com o Club Brugge. Mas será assim?

João Félix aquece mas não joga, o Atl. Madrid ataca mas não marca (e o Club Brugge está nos oitavos da Champions)

A conferência de imprensa de Diego Simeone depois da vitória do Atl. Madrid frente ao Girona já tinha destapado em parte o atual momento de João Félix no Wanda Metropolitano. “O Ángel Correa aproveitou a oportunidade. Isto é o futebol, o pertencer a uma equipa. Se estás chateado, quando tens aquela oportunidade, tens de mostrar porque reclamas jogar”, atirou depois dos dois golos decisivos do argentino numa partida em que o português entrou apenas no último quarto de hora sem um papel de relevo no jogo. Agora, na receção ao Club Brugge onde os colchoneros tinham de ganhar, o número 7 ainda saiu para a zona de aquecimento, viu que Axel Witsel seria a última opção e atirou o colete ao chão na zona do banco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Falo de futebol. Entendi que deveria terminar com o [Matheus] Cunha na esquerda e via que eles continuavam a sair com força porque estávamos com a ansiedade para querer atacar. Entendi que o Griezmann estava a começar a ficar cansado. Para atacar estava bem mas para defender não. Então optei por meter o Axel [Witsel] para equilibrar a equipa, não perder o jogo e ficar de fora da Champions. Foi com base nisso que tomei a minha decisão”, explicou Simeone após o nulo frente aos belgas que fez com que a equipa descesse à terceira posição do grupo, atrás do FC Porto e do já apurado Club Brugge.

Houve ainda mais um episódio que acabaria por motivar críticas ao jogador no final da partida, com João Félix a colocar um like numa publicação nas redes sociais que dizia “Aqui és respeitado, volta para casa”. O internacional tirou pouco depois essa reação que mostrava também o estado de espírito que atravessa no clube da capital espanhola mas nem por isso o gesto passou ao lado. O único “defensor” do número 7 acabou por ser o central José María Giménez mas até o uruguaio deixou quase um “recado a Félix. “Não vi o que se passou com o João mas entendo que esteja chateado por não ter jogado. Quero jogadores rebeldes na equipa que queiram jogar, que fiquem com raiva quando não entram. O melhor é deixá-lo tranquilo e esperar que se acalme mas precisamos que esteja com essa raiva para estar a 100% quando for chamado”, comentou o internacional na zona mista após o encontro.

Aquilo que parecia ser uma solução no início da época tornou-se um problema e a imprensa espanhola já dá conta da vontade do jogador em deixar Madrid no próximo mercado, ainda para mais depois de ter havido uma alegada proposta de Inglaterra no valor de 135 milhões de euros que o Atlético nunca chegou a comentar em termos oficiais mas fez questão de deixar nas entrelinhas que existia e foi rejeitada.

Ainda assim, este cenário era tudo menos previsível no arranque. Recuperado dos problemas físicos que lhe tiraram a parte final da época de 2021/22 quando estava a ser o grande destaque da equipa, João Félix foi um dos elementos em focos na pré-temporada, sendo elogiado também pela forma como preparara o segundo semestre de 2022 tendo em vista também o Mundial com um preparador físico nas férias que fez em Ibiza e com falta de ruído total em torno de uma possível saída. No primeiro jogo oficial, o Atl. Madrid ganhou ao Getafe por 3-0 e o português fez as três assistências. Depois, foi perdendo gás. Mais, mais e mais. Após a paragem para as seleções, não mais voltou a ser titular. Agora é a quinta opção.

Abram alas a um novo João Félix: Atl. Madrid vence Getafe com três assistências do avançado português

Para já, Simeone, que na Liga continua em quarto mesmo numa campanha que é tudo menos convincente, vai tentando passar ao lado do problema (como tinha feito quando João Félix saiu diretamente para o balneário após ser substituído no dérbi com o Real) e foca-se no que tem para fazer no plano desportivo. “A única coisa boa que temos é que passamos se ganharmos os dois jogos que temos na Champions”, resumiu, entre mais uma análise focada na falta de eficácia, na grande exibição de Mignolet na baliza do Club Brugge e nos golos anulados. No entanto, até a forma como empurrou Pedro Pablo Matesanz, delegado dos colchoneros, para que fosse pressionar o quarto árbitro mostra que algo não está bem a nível de estabilidade interna do balneário, que se acaba por refletir depois em campo. Já João Félix, que nos últimos jogos fez 29 minutos, continua sem golos, sem mais assistências e sem perspetivas de mudança.