Olá

867kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Robbie Coltrane, o ator que deu vida a Hagrid em Harry Potter

Este artigo tem mais de 1 ano

Ator morreu num hospital em Larbert. J.K.Rolling, Daniel Radcliffe e Emma Watson foram alguns dos protagonistas da saga Harry Potter que deixaram uma mensagem de homenagem a Coltrane.

Glasgow School of Art's new £30 million Reid building
i

Robbie Coltrane deixa a sua irmã Annie Rae, os seus filhos Spencer e Alice além da sua mãe Rhona Gemmell

PA Images via Getty Images

Robbie Coltrane deixa a sua irmã Annie Rae, os seus filhos Spencer e Alice além da sua mãe Rhona Gemmell

PA Images via Getty Images

O ator Robbie Coltrane, conhecido pelos seus papéis em Harry Potter e Cracker, morreu, esta sexta-feira, aos 72 anos, revelou a sua agente, Belinda Wright. De acordo com o comunicado, citado pela BBC News, Wright confirmou que o ator morreu num hospital junto da sua residência em Larbert, na Escócia.

Coltrane  apresentava problemas de saúde há pelo menos dois anos e a causa da sua morte ainda não é conhecida.

Hagrid trouxe alegria a muitas crianças e adultos em todo o mundo“, declarou a representante que relembra Coltrane, cujo seu nome verdadeiro é Anthony Robert McMillan, como “um talento único”.

“Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele com um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era muito inteligente, espirituoso de uma forma brilhante e depois de 40 anos a ser conhecida por ser sua agente, vou sentir a sua falta”, disse Wright citada pela mesma fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Robbie Coltrane deixa dois filhos, Spencer e Alice, além da sua mãe, Rhona Gemmell, a irmã, Annie Rae, que agradeceram à equipa médica do Hospital Forth Valley em Larbert pelos cuidados e diplomacia. “Por favor, respeitem a privacidade da família de Robbie neste momento angustiante”, finaliza o comunicado citado pela BBC News.

Além de Harry Potter, Coltrane também participou no drama policial da ITV, “Cracker”, e nos filmes do James Bond, “007 – GoldenEye” e “The World Is Not Enough”. Em 2006, recebeu o título de oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) na lista de honras do Ano Novo e foi premiado com o Bafta Scotland pela sua contribuição no cinema, em 2011, detalha a Sky News.

As primeiras reações à morte de Coltrane, o eterno Hagrid

A escritora da saga de Harry Potter já reagiu à morte do emblemático guardião de Hogwarts com uma fotografia na rede social Twitter. “Nunca mais vou conhecer alguém remotamente parecido com Robbie. Ele era um talento incrível, completo, e tive a sorte de o conhecer, trabalhar e rir com ele. Envio o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, e sobretudo aos seus filhos”, escreveu J.K.Rolling.

Daniel Radcliffe, que protagonizou o “rapaz que sobreviveu“, reagiu à morte do seu colega de elenco com o qual contracenou dezenas de momentos importantes da saga, e recorda-o como “uma das pessoas mais engraçadas que conheceu”.

“Robbie foi uma das pessoas mais engraçadas que conheci e costumava fazer-nos rir constantemente quando ainda éramos crianças no ‘set‘. Tenho lembranças especialmente boas da nossa animação no filme “O prisioneiro de Azkaban”, quando estávamos escondidos da chuva torrencial na cabana do Hagrid e ele contava histórias e piadas para manter o espírito animado. Sinto-me incrivelmente sortudo por o ter conhecido e trabalhado com ele e muito triste por ter falecido. Era um ator incrível e um homem adorável”,diz o comunicado, citado pela Variety.

Os dois atores contracenaram em todos os oito filmes de Harry Potter. Mais recentemente, ainda este ano, Coltrane voltou a encarnar a sua personagem de gigante no documentário especial da reunião de 20 anos da HBO Max “O regresso a Hogwarts“, junto de Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint.

“O legado dos filmes é que a geração dos meus filhos vai mostrar aos filhos deles”, disse Coltrane nesta edição especial. “Podem assistir os filmes daqui a 50 anos, facilmente. Eu não vou estar aqui, mas Hagrid estará“.

Nas palavras do próprio Harry Potter:” Não é Hogwarts sem ti, Hagrid”.

Na sua conta do Instagram, Emma Watson, conhecida por interpretar Hermione Granger na franquia mágica publicou um storie (publicação que dura 24 horas) com uma fotografia junto de Coltrane, na edição especial de reunião. “Fizeste com que fosse um prazer ser a Hermione”, adiantou a atriz.

“Robbie foi o tio mais engraçado que tive mas, acima de tudo, o mais carinhoso e compreensivo, que me acompanhou desde criança até adulta. O talento dele era tão imenso que fazia todo o sentido ele interpretar um gigante — ele encaixava-se em qualquer lugar com o seu brilho. Robbie, se eu alguma vez tiver de ser tão gentil como tu foste para mim em ‘set‘, prometo fazê-lo em teu nome e memória. Espero que saibas o quanto eu gosto de ti e te admiro. Vou sentir falta da tua doçura, das tuas alcunhas, do teu calor, das tuas gargalhadas e abraços. Tornaste-nos uma família. Sempre lá para nós”, escreveu Watson na sua rede social, para 68.1 milhões de seguidores.

Para encerrar o simbólico trio de amigos, Ruper Grint, o tão conhecido Ron Weasley, partilhou na sua conta de Instagram, uma fotografia do gigante que acompanhou durante toda a sua passagem pela saga Harry Potter.

“De coração partido por ouvir que o Robbie partiu. Nunca vou esquecer o cheiro a charutos e cola para a barba – uma combinação maravilhosa. Ninguém neste planeta poderia interpretar Hagrid, só Robbie. Tal como Hagrid nos livros e nos filmes, Robbie estava na vida – caloroso, compreensivo e hilariante. Um homem de coração gigante que ainda estava a olhar por nós mesmo décadas depois. Envio muito amor para a sua família. Vejo-te do outro lado, Bobser”, pode ler-se na publicação.

Os seus irmãos gémeos mais velhos representaram a família Weasley no Twitter. James Phelps, que interpreta Fred Weasley,  personagem nos deixou no último filme, relembrou um momento especial com Coltrane no seu primeiro dia no ‘set‘ de filmagens.

“Vou sentir falta das nossas conversas aleatórias sobre tudo debaixo do sol. Nunca vou esquecer que em setembro de 2000, vieste até um menino de 14 anos muito nervoso, no meu primeiro dia, e disseste: ‘Aproveita, vais ser ótimo‘. Obrigada por isso”, pode ler-se na publicação.

Já o seu irmão, Oliver Phelps, decidiu relembrar um episódio específico que demonstrava o sentido humor de Robbie Coltrane. “Mergulhem nisto rapazes, é como um Rolls-Royce como primeiro carro! Robbie Coltrane quando estava no tapete vermelho na primeira estreia de Harry Potter. Ao longo dos anos, tivemos ótimas conversas sobre histórias e viagens. Descansa em paz Robbie”, escreveu o ator que interpretou George Weasley.

Para acrescentar à icónica família ruiva do universo de J.K Rolling também a irmã deles, Bonnie Wright, mais conhecida por Gina Weasley que se tornou a namorada de Harry Potter, também disse que “está de coração partido com a morte da sua personagem preferida”.

“Hagrid era a minha personagem preferida. Robbie representava o calor, a sensação de casa e o amor incondicional pelos seus alunos e criaturas mágicas de forma brilhante. Robbie sempre me tratou a mim e aos meus colegas, mesmo quando éramos crianças, como profissionais da mesma forma, um tipo de atitude que me incutiu confiança e um senso de união”. A atriz aproveitou também por agradecer todas as risadas e enviou saudações de amor para a família de Robbie.

O menino dos cabelos loiros, símbolo da casa Slytherin interpretado por Tom Felton, também partilhou um dos primeiros momentos com Coltrane, na sua jornada como Draco Malfoy.

O professor Remus Lupin, interpretado pelo ator David Thewlis, também partilhou uma fotografia antiga do gigante Hagrid.

Além disso, o menino que matou a poderosa Nagini, Neville Longbottom, interpretado por Matthew Lewis, também prestou a sua homenagem, na rede social Twitter.

A conta oficial da saga Harry Potter deixou uma mensagem por todos os fãs a Robbie Coltrane.

O ator e apresentador Stephen Fry utilizou a mesma rede social igualmente com o objetivo de homenagear Coltrane. “Tão profundo,poderoso e talentoso: engraçado o suficiente para provocar soluções e buzinas enquanto estávamos a fazer o nosso primeiro programa de televisão, Alfresco. Adeus, meu velho, farás uma falta terrível”, pode ler-se na publicação.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.