A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu cerca de seis toneladas de pescado subdimensionado, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, informou esta quarta-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a GNR esclareceu que o pescado foi apreendido no âmbito de uma ação de fiscalização realizada na passada quinta-feira na localidade de Gafanha da Nazaré.

Durante a ação, os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação de pesca que tinha excedido o limite diário de captura de sardinha e uma embarcação que continha, no seu interior, lula e polvo subdimensionados, assim como atum rabilho esviscerado e, portanto, transformado a bordo, o que constitui uma prática não licenciada.

No total, segundo a GNR, foram apreendidos 5.926 quilos de sardinha, 65 quilos de atum rabilho, 78 quilos de lula e 14 quilos de polvo vulgar subdimensionados.

Além da apreensão do pescado, foram identificados os mestres das embarcações e elaborados os respetivos autos de contraordenação às empresas proprietárias, cuja coima “pode ascender aos 75 mil euros“, lê-se na mesma nota.

Ainda de acordo com a GNR, o pescado apreendido foi sujeito a inspeção sanitária, tendo a sardinha e o atum rabilho sido considerados impróprios para consumo e as restantes espécies doadas a instituições de solidariedade social da região de Aveiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR