A nova Residência de Estudantes de Sines (Setúbal), do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), já tem financiamento assegurado, num projeto que envolve um investimento global de 1,5 milhões de euros, revelou o vice-presidente da instituição.

“O financiamento para a construção da residência de estudantes já está aprovado, apesar de parecer estranho construir uma residência sem uma escola, mas são estes os timings e, se a residência avançar mais cedo, excelente, podemos captar estudantes”, disse o vice-presidente do IPS, Rodrigo Lourenço.

Em declarações à agência Lusa, o responsável adiantou esta quinta-feira que a criação da residência faz parte de um projeto mais vasto do IPS que prevê construir em Sines uma Escola Superior do Litoral Alentejano.

O IPS e a Câmara Municipal de Sines assinaram, em julho do ano passado, um protocolo de colaboração para a instalação de uma escola superior neste território, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, para ministrar licenciaturas, mestrados e formação ao longo da vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O projeto para a construção do campus do IPS tem “várias fases de desenvolvimento”, explicou agora à Lusa Rodrigo Lourenço, acrescentando que, neste momento, está a decorrer “um conjunto de trâmites legais e processuais” que permita ter, “em setembro do próximo ano”, a escola “formalmente criada”.

Obviamente, isso não está associado à criação automática do edifício, mas a ideia é trabalhar, durante este ano, para conseguir encontrar financiamento que possibilite a construção efetiva do campus, com uma escola e uma residência”, frisou.

A futura Residência de Estudantes de Sines, um investimento de 1,5 milhões de euros, terá capacidade para 47 camas e estará concluída em dezembro de 2023, estimou o IPS.

Esta cidade do litoral alentejano acolherá, assim, o terceiro campus do IPS no distrito de Setúbal e que estará a funcionar “até 2026”, segundo Rodrigo Lourenço.

Trata-se de um “projeto de médio-longo prazo” que vai “dar resposta às necessidades” de formação superior deste território, acrescentou, indicando que o IPS pretende “arrancar com algumas formações, como pós-graduações e cursos de curta duração, se tudo correr como planeado, em setembro de 2023”.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, revelou à Lusa que o futuro campus vai ficar localizado “num terreno municipal” junto à Escola Secundária Poeta Al Berto, “numa área de cerca de 20 mil metros quadrados”.

Quanto à residência de estudantes, será instalada “num lote de terreno” situado “na zona sul” da mesma escola secundária, indicou o autarca.

“Os serviços técnicos da autarquia estão a fazer o loteamento para a sua instalação e, entretanto, o IPS avançou para a candidatura que também foi aprovada com um financiamento de 1,5 milhões de euros”, indicou.