Giorgia Meloni foi indigitada nesta sexta-feira e convidada a formar governo pelo Presidente italiano, Sergio Mattarella. O juramento da primeira-ministra de Itália está agendado para sábado, às 10 horas da manhã. A lista de membros do governo também já é conhecida, segundo a imprensa do país. Matteo Salvini, do partido Liga, que fazia parte da coligação vencedora, terá a pasta das Infraestruturas.

“Farei com que todos fiquem orgulhosos de serem italianos.” Giorgia Meloni assume vitória nas eleições

A coligação liderada por Giorgia Meloni, a presidente dos Irmãos de Itália, venceu as eleições de setembro. O partido de extrema-direita alcançou 26% dos votos, a Liga, de Matteo Salvini, conseguiu 8,8% e a Força Itália, de Silvio Berlusconi, 8,1%. Os três partidos conseguiram maioria no parlamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações à imprensa, Meloni deixou claro qual foi o resultado das conversações entre os partidos de direita: “Toda a coligação foi unânime em propor-me a Mattarella como responsável pela formação do novo governo.” 

No encontro com o Presidente da República italiano, Meloni apresentou a lista do novo executivo, o primeiro em Itália a ser liderado por uma mulher: serão 24 ministros, 6 deles mulheres. Mario Draghi, que agora abandona o cargo, tinha 23 ministros (8 mulheres).

“Desta vez o tempo foi curto, foi menos de um mês desde a data das eleições”, disse Sergio Mattarella, no final do encontro com Meloni, referindo-se ao curto espaço de tempo que passou entre as eleições e a indigitação. Isto foi possível, segundo o Presidente Mattarella, “pela clareza do resultado eleitoral” e porque as condições internas e internacionais obrigam a ter rapidamente “um governo na plenitude de seus deveres”.