A romena Simona Halep, antiga líder do ranking e atual nona tenista mundial, foi suspensa provisoriamente devido a controlo antidoping positivo, anunciou esta sexta-feira a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA na sigla inglesa).

Halep acusou o consumo de Roxadustat, medicamento que estimula a produção de glóbulos vermelhos, habitualmente utilizado no tratamento de problemas renais e que integra a lista de substâncias proibidas, na sequência de um controlo efetuado durante o US Open de 2022.

A romena, de 31 anos, teve uma passagem efémera pelo Grand Slam norte-americano, ao perder com a ucraniana Daria Snigur em três sets, pelos parciais de 6-2, 0-6 e 6-4, na primeira ronda do torneio em piso duro, disputado em 30 de agosto.

Ao longo da minha carreira, a ideia de fazer batota não passou pela minha cabeça uma única vez, porque é totalmente contrária a todos os valores que fui educada a respeitar”, reagiu a antiga número um mundial, nas redes sociais.

Halep, que tem dois majors conquistados ao longo da carreira (Roland Garros, em 2018, e Wimbledon, em 2019), anunciou recentemente a intenção de abdicar do resto da época, a fim de recuperar de uma cirurgia ao nariz, realizada para melhorar o processo respiratório.

O processo de inquérito corre agora por conta das autoridades do ténis, mas qualquer decisão será passível de recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), tanto pela atleta como pela Agência Mundial Antidoping.

Vou bater-me até ao fim para provar que nunca tomei, conscientemente, qualquer substãncia proibida e estou certa que, mais tarde ou mais cedo, a verdade será conhecida”, advertiu Halep.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR