Uma adolescente e uma mulher morreram durante um tiroteio numa escola em St. Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos. Também o suspeito da autoria deste tiroteio na Central Visual and Performing Arts High School, um liceu dedicado a artes visuais, morreu no local.

As informações mais recentes foram dadas por Mike Sack, chefe interino da polícia de St. Louis. Uma das vítimas mortais, uma adolescente, foi declarada morta no local do tiroteio. Já uma mulher adulta foi declarada morta já no hospital. A polícia indica que o suspeito ainda não foi identificado, mas que teria cerca de 20 anos.

A polícia não revelou a identidade do suspeito ou qual a ligação que teria a esta escola. As primeiras informações indicavam que o suspeito tinha sido detido ainda nas instalações da escola. Mais tarde, a polícia confirmou que o suspeito morreu após um confronto com as autoridades.

O primeiro alerta sobre o tiroteio foi partilhado através do Twitter. No tweet, era indicado que a “polícia está no local”, na sequência de um “tiroteio ativo”. As informações iniciais apontavam para dois estudantes feridos. Os números mais recentes dão ainda conta de pelo menos oito estudantes feridos, a receber cuidados médicos nos hospitais locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tiroteio terá começado pouco depois das 9 horas (hora local), cerca de 15 horas em Lisboa. Os relatos dos estudantes, recolhidos pela Associated Press, indicam que os alunos barricaram portas e saltaram janela fora para conseguir sair do edifício em segurança.

Numa primeira fase, a Polícia Metropolitana aconselhou a população a evitar as proximidades desta escola. Poucos minutos antes das 17 horas (hora de Lisboa), a conta de Twitter da Polícia Metropolitana deu indicação sobre “o local estar seguro e já não haver uma ameaça ativa”.

Em conferência de imprensa, Mike Sack, chefe interino da polícia de St. Louis, indica que as portas da escola estavam fechadas. Assim que foram detetadas as tentativas de intrusão no edifício, a polícia indica que a escola foi contactada e que foi mobilizada uma resposta de emergência. No entanto, nas declarações à imprensa não especificou como é que o suspeito conseguiu entrar na escola. A partir do momento em que foi detetado o tiroteio, os estudantes foram retirados da escola, explicou ainda a polícia.

Foi ainda explicado que os pais e tutores já estão a ser informados sobre o tiroteio, estando também a ser dada informação sobre o local onde devem ir buscar os estudantes.

“Situação devastadora e traumática”, diz mayor de St. Louis. Democratas e republicanos do Missouri já reagiram a tiroteio

Já existem algumas reações ao tiroteio na escola dedicada a artes visuais. Pouco tempo após o tiroteio, surgiu um tweet curto na conta pessoal de Tishaura O. Jones, a mayor de St. Louis. “Ajuda-nos, Jesus”.

Já através de comunicado oficial, que é citado pela NBC News, a mayor considerou o tiroteio como “uma situação devastadora e traumática”. “Estou de coração partido por estes famílias que enviam as suas crianças para as nossas escolas, com a esperança de que fiquem seguras.”b

“As nossas crianças não deviam ter de passar por isto, não deviam ter de passar por simulacros de tiroteios ativos caso alguma coisa acontece. E infelizmente isso aconteceu hoje.”

Tanto os democratas como os republicanos do estado do Missouri recorreram ao Twitter para expressar condolências.

“O Partido Democrata do Missouri já teve informação sobre o tiroteio trágico no liceu no sul de St. Louis. Neste momento, pedimos orações pelas famílias e agradecemos às forças de autoridade que estão a trabalhar para manter toda a gente segura.”

“Estamos profundamente perturbados pelo tiroteio que ocorreu na CVPA em St. Louis esta manhã e as nossas condolências vão para a comunidade. Mais uma vez, agradecemos o trabalho incrível dos serviços de emergência pela sua coragem e serviço”, comentam os republicanos do Missouri.

(Atualizada pela última vez às 19h40)