Adam Webster não é propriamente um defesa qualquer no plano físico. Mais de 1,90 metros, mais de 75 quilos, 27 anos habituados àquele jogo mais físico dos avançados de ligas secundárias. Este fim de semana, no Etihad Stadium, Adam Webster pisou outro terreno onde se cruzou com Erling Haaland. A meio do primeiro tempo, com o resultado ainda em branco, o central colocou-se da melhor forma após um passe longo de Ederson para travar o novo Thor da banda animada de Pep Guardiola. Teve um erro: arriscou o ombro com ombro (que para alguns analistas até foi falta). Resultado? Caiu ao comprido enquanto o ‘9’ seguiu para a baliza e encostou para o primeiro golo do triunfo do Manchester City com o Brighton.

Haaland faz golos, De Bruyne faz magia, o City vence — e recupera da desilusão contra o Liverpool

Os adversários bem tentam travar o norueguês de todas as formas possíveis mas o resultado tem sido quase sempre o mesmo até à deslocação a Dortmund para defrontar a sua antiga equipa: 15 jogos em 2022/23, 22 golos, três assistências, o primeiro lugar nos jogadores com mais golos, mais participação em golos e melhor média de golos na Premier League e na Champions. Segredos? Alguns, agora mais revelados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se notarem, há uma pequena diferença em relação há 12 meses. Ele encara isto de forma muito séria…”, tinha comentado Stale Solbakken, selecionador da Noruega, a propósito do físico do jogador. “Nunca vi ninguém comer tanto como ele. Come como um urso”, referiu também ao Daily Mail o companheiro de equipas nos escandinavos Josh King. Ao todo o avançado ingere cerca de 6.000 calorias por dia, o que fez com que ganhasse uma massa que estava muito longe de ter quando saiu do Molde para o Salzburgo. E as preocupações não ficam por aí: vai para a cama todos os dias entre as 22h e as 22h30, desliga antes todos os dispositivos móveis, coloca uns óculos especiais que bloqueiam qualquer luz e utiliza um anel digital para medir a qualidade do sono, a temperatura do corpo, o stress e o ritmo cardíaco. Tudo ao detalhe, sendo que o seu treinador, Pep Guardiola, já está preocupado com o que fará durante a pausa do Mundial.

“Estará em Marbella e na Noruega. A forma como chegar à segunda metade da temporada depende de como se comportar em Marbella. Tem casa lá e sei que vai para lá. Jogará golfe e, com sorte, não comerá nem beberá em demasia e regressará em grande forma para a segunda metade. Tem uma forma de ser onde é o primeiro a chegar, um dos últimos a ir e cuida perfeitamente do corpo. É a primeira vez nas nossas vidas que haverá um Mundial em novembro e dezembro, por isso não sabemos como os jogadores irão regressar. Se tens seis campeões do mundo, será muito positivo, mas os outros podem regressar deprimidos. Ou, então, os que forem eliminados podem ter mais férias…”, comentou o espanhol.

As férias ainda podem demorar pelo menos mais três semanas mas esta noite, e durante 45 minutos, o “urso” hibernou sem golos nem assistências pela terceira vez em 16 jogos esta época. Hümmels, um dos centrais germânicos mais experientes e que muitas vezes defrontou o agora adversário nos treinos, teve muito mérito na forma como anulou o norueguês, de novo substituído ao intervalo, mas a noite de Haaland também não foi propriamente a mais feliz antes de ser rendido por Bernardo Silva (João Cancelo, com amarelo, também saiu no descanso). Mudou o intérprete principal, manteve-se a baliza a zero, com Mahrez a falhar uma grande penalidade e Stefan Ortega, guarda-redes alemão de 29 anos contratado esta temporada ao Arminia Bielefeld que fazia a sua estreia em Dortmund, a sair como herói improvável ao segurar o nulo que carimbou o primeiro lugar do Manchester City no grupo.