O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inicia terça-feira uma visita à Suíça, onde terá encontros com as comunidades em seis cantões e irá visitar serviços consulares e do ensino de português, segundo fonte oficial.

De acordo com fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a visita de Paulo Cafôfo decorre até sábado e inclui o contacto com as comunidades nos cantões de Zurique, Berna, Neuchâtel, Valais, Vaud e Genebra, onde se encontram dois terços da comunidade portuguesa no país, com mais de 172 mil portugueses.

A visita enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, denominado “Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas”.

Do programa constam contactos com os consulados e seus funcionários, representantes da comunidade em diferentes áreas dos serviços, a indústria – com uma visita à unidade fabril da empresa Calçada Polissage SA, em Le Locle -, a academia, o associativismo e a participação política.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estão previstos encontros entre Paulo Cafôfo e os funcionários consulares, com visita prevista aos consulados-gerais de Portugal em Zurique e em Genebra, secção consular em Berna, bem como ao escritório consular de Sion.

O governante terá ainda encontros com alunos, professores e responsáveis de coordenação do ensino da língua portuguesa na Suíça, estando agendada uma deslocação à Universidade de Genebra, onde assistirá a uma conferência proferida pela escritora Lídia Jorge.

A agenda inclui também encontros com a comunidade portuguesa, nomeadamente no Centro Português de Neuchâtel, que completou 50 anos de existência.

Está previsto um encontro com dirigentes associativos, membros do conselho consultivo de Genebra e conselheiros eleitos do Conselho das Comunidades Portuguesas, que terá lugar no consulado-geral de Portugal.

Na quarta-feira, Paulo Cafôfo manterá uma reunião, em Berna, com a secretária de Estado para as Migrações suiça, Christine Schraner Burgener, e, na quinta-feira, terá um outro encontro com o presidente do governo do cantão do Valais, Roberto Schmidt.

No sábado, último dia da visita, o secretário de Estado participa na sessão de abertura da conferência “Portugal+ Genebra 2022 (Portugal Positivo)”, no Collège de Pinchat, em Carouge, Genebra.