Menos de uma semana depois de ter deixado o relvado antes do apito final contra o Tottenham e quatro dias depois do jogo que falhou entre o Manchester United e o Chelsea, Cristiano Ronaldo foi reintegrado nos trabalhos da equipa de Erik ten Hag. A novidade foi dada pelo próprio clube — sem comunicados ou notas oficiais, apenas com a presença do português nas fotografias do treino desta terça-feira que foram partilhadas nas redes sociais.

De acordo com a imprensa inglesa, o capitão da Seleção Nacional reuniu com Erik ten Hag durante a manhã desta terça-feira com vista ao regresso aos treinos com a equipa principal. O treinador neerlandês terá estabelecido duas condições para autorizar o fim do castigo de Ronaldo: um pedido de desculpas geral, à equipa técnica e ao grupo, e também a garantia de que no futuro e daqui para a frente irá cumprir as regras delineadas pelo técnico.

Cristiano Ronaldo terá cumprido as duas condições e surge então nas fotografias do treino de preparação para a receção ao Sheriff, na próxima quinta-feira, a contar para a fase de grupos da Liga Europa — num jogo onde é então expectável que o avançado regresse aos convocados de Ten Hag. De recordar que o internacional português ficou de fora da deslocação ao Chelsea, no passado sábado, depois de ter sido colocado a treinar à parte após recusar entrar em campo nos instantes finais da partida contra o Tottenham, na quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A conversa que tivemos, se me perguntarem, é algo entre mim e o Cristiano. O comunicado [do Manchester United] também é claro. Ele continua a ser um jogador importante para o plantel”, explicou Ten Hag no fim da semana passada, recordando o jogo particular da pré-época em que Ronaldo já tinha deixado Old Trafford com o encontro a decorrer. “Sou o treinador, sou responsável pela cultura que temos aqui e tenho de definir padrões e valores, tenho de controlá-los. Já o que aconteceu com o Rayo Vallecano foi inaceitável e ele não foi o único. Eu deixei o aviso de que, na próxima vez, haveria consequências”, detalhou o técnico.

“Tinha avisado que na próxima haveria consequências.” Ten Hag confirma que Ronaldo recusou entrar em campo contra o Tottenham

Ao início da noite de quinta-feira, o capitão da Seleção Nacional difundiu um comunicado nas redes sociais onde assumia o erro e garantia a manutenção do compromisso com o Manchester United. “Não mudei. Sou a mesma pessoa e profissional que tenho sido nos últimos 20 anos a jogar futebol de alto nível e o respeito sempre desempenhou um papel muito importante no meu processo de tomada de decisão […] Procurei sempre dar o exemplo aos jovens que cresceram em todas as equipas que representei. Isso nem sempre é possível e às vezes o calor do momento leva a melhor. Neste momento, sinto que tenho que continuar a trabalhar duramente em Carrington, a apoiar os meus companheiros e estar pronto para tudo em qualquer jogo. Ceder à pressão não é uma opção. Nunca foi. Este é o Manchester United e unidos devemos ficar. Em breve estaremos juntos novamente”, escreveu Ronaldo.

Um pedido de desculpas não apaga sete pecados mortais: treino à parte, multa milionária e porta de saída aberta para Ronaldo