As forças de segurança do Irão dispararam durante o protesto dos 40 dias da morte de Mahsa Amini, na cidade natal da jovem que morreu após ter sido detida pela polícia da moralidade por usar o véu islâmico de forma incorreta, avança a AFP.

As forças de segurança dispararam gás lacrimogéneo e abriram fogo contra as pessoas na Praça Zindan de Saghez”, relatou o grupo de direitos dos curdos Hengaw, sediado na Noruega, no Twitter.

Desafiando um aparelho de segurança reforçado e a gritar “mulher, vida, liberdade” ou “morte ao ditador”, uma multidão de homens e mulheres reuniu-se desde cedo em torno do túmulo da jovem no cemitério de Aichi, em Saghez, a cidade natal de Mahsa Amini, no Curdistão, no oeste do Irão, segundo vídeos publicados nas redes sociais.

A morte de Mahsa Amini gerou uma onda de protestos pelos direitos das mulheres. “Pode ser o prenúncio de uma nova era no Irão”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A curda iraniana de 22 anos morreu no dia 16 de setembro, três dias após a sua detenção pela polícia de moralidade em Teerão, onde estava a visitar o irmão mais novo, acusada de violar o rígido código de vestuário da República Islâmica, que exige que as mulheres usem o véu.

Relatório médico iraniano atribui morte de Mahsa Amini a doença

A morte da jovem provocou a maior onda de protesto em três anos em todo o Irão e, esta quarta-feira, o 40.º dia após a morte de Mahsa Amini, marcou o fim do tradicional período de luto do Irão.

Na noite de terça-feira, as autoridades reforçaram o seu dispositivo em Saghez, mobilizando forças numa praça central e o acesso à cidade foi limitado. De acordo com ativistas dos direitos humanos, as forças de segurança tinham advertido os pais da jovem contra a realização de uma cerimónia de homenagem na sua sepultura, chegando a ameaçar “a vida do filho”.

Apesar disso, as pessoas começaram na madrugada de quarta-feira a chegar ao cemitério, onde, oficialmente, segundo a agência de notícias iraniana Fars, se terão reunido cerca de duas mil pessoas, mas imagens publicadas ‘online’ por ativistas e defensores dos direitos humanos mostraram grandes multidões.

Novos protestos estavam a decorrer noutros pontos do Irão, incluindo em universidades de Teerão, Mashhad, no nordeste, e Ahvaz, no sudoeste, segundo o jornal ‘online’ 1500tasvir, que relata os abusos dos direitos humanos atribuídos às forças de segurança.

A repressão dos protestos desencadeados pela morte de Mahsa Amini já deixou pelo menos 141 mortos, incluindo pelo menos 23 crianças, segundo um novo número revelado terça-feira pela ONG iraniana de Direitos Humanos (IHR), com sede em Oslo.

O Irão anunciou sanções contra indivíduos, instituições e órgãos de comunicação social da União Europeia, em resposta às medidas punitivas impostas por Bruxelas contra os líderes iranianos e a polícia de moralidade.

O efeito Mahsa Amini: as histórias de três jovens mortas durante os protestos no Irão