O Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira para o período 2014-2020 (PRODERAM 2020) regista uma taxa de execução de 64%, indicou esta quinta-feira o secretário regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, referindo que continuam a ser aprovadas candidaturas.

Temos mais dois anos para a execução do quadro de apoio e pensamos que chegará sensivelmente aos 100%”, disse, esclarecendo que ainda serão aprovadas “algumas candidaturas” antes do fecho do programa, em dezembro.

Humberto Vasconcelos falava no âmbito de uma reunião do Comité de Acompanhamento do PRODERAM 2020, no Funchal, na qual foi também analisado o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para a Região Autónoma da Madeira para o período de 2023 a 2027.

O atual quadro comunitário para o setor agrícola canalizou para a região 179 milhões de euros, garantindo um apoio anual de sete milhões de euros a cerca de 13 mil agricultores, bem como o financiamento de vários projetos apresentados por empresas, associações e entidades públicas ligadas à atividade.

Humberto Vasconcelos afirmou que o próximo quadro, no âmbito do PEPAC, vai manter as ajudas em todas as áreas do setor, nomeadamente a banana, o vinho e o rum.

“Vamos continuar a dar ênfase à modernização da agricultura madeirense a nível dos sistemas de rega, da utilização de drones, das acessibilidades”, garantiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR