A produção de energia renovável na Madeira atingiu esta sexta-feira níveis na ordem dos 70%, indicou a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), referindo que a média anual é mais baixa, não tendo ultrapassado os 33% em 2021.

“Hoje, com o início das chuvas e com boa velocidade de vento no Paul da Serra [planalto no interior da ilha onde se situa o parque eólico], e apesar de a produção fotovoltaica ser praticamente zero, a Empresa de Eletricidade da Madeira está a produzir acima dos 60% de energia verde”, explica o presidente do conselho de administração, Francisco Taboada, em comunicado. O responsável sublinha que a produção rondou, em algumas horas, os 70%.

O dia de hoje mostra que a potência instalada na Madeira em centrais hidroelétricas, solares e eólicas permite produzir mais de 70% de energia elétrica a partir de fontes renováveis”, enfatiza.

Francisco Taboada considera ainda que este cenário demonstra que as diretrizes definidas pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP) e implementadas pela empresa pública EEM “estão a dar resultado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Naturalmente que, em muitos meses do ano, a água e o vento são menos abundantes, o que faz com que a média anual seja mais baixa”, refere o responsável, salientando que, “em 2021, a produção renovável atingiu 33%”.

O presidente da EEM acrescenta que “o ano hidrológico de 2022 não tem sido muito bom para a produção hidroelétrica”, o que condicionará a média do ano, embora deva situar-se ligeiramente acima dos valores de 2021.

De acordo com dados oficiais, os investimentos previstos para o setor da energia na Região Autónoma da Madeira ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 69 milhões de euros, vão permitir que o arquipélago atinja 50% de produção de energia renovável regular em 2025, sendo que a meta é ultrapassar os 60% em 2030.