Depois de um dia agitado, com milhares de utilizadores a verem as suas contas suspensas e com seguidores eliminados, o Instagram veio garantir que já resolveu o problema, que terá tido origem num “bug”, ou uma anomalia informática.

Nas redes sociais, a equipa de comunicação da rede social disse que a anomalia está “resolvida” e pediu “desculpa”. “Estava a provocar problemas no acesso a contas em diferentes partes do mundo e provocou uma mudança temporária para alguns utilizadores no seu nome de seguidores”, reconheceu a empresa.

É a primeira novidade por parte da rede social depois de durante toda a tarde desta segunda-feira muitos utilizadores terem recorrido a outras redes sociais para se queixarem, com o Instagram a dar uma explicação vaga na primeira reação, reconhecendo apenas que alguns utilizadores estariam a ter “problemas no acesso” às suas contas, sem dizer porquê.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por todo o mundo, milhares de contas de Instagram foram suspensas — além de que muitas outras viram o seu número de seguidores, subitamente, reduzido. No Twitter continua a ser possível ler, apesar da mensagem do Instagram, queixas de alguns utilizadores que garantem ainda não ter conseguido recuperar as suas contas, embora muitos outros confirmem o regresso à normalidade.

“Suspendemos a tua conta a 31 de outubro de 2022”, dizia a mensagem que chegou aos seguidores cujas contas foram bloqueadas. No site Downdetector era até possível observar um pico de queixas registadas nesta segunda-feira, 31 de outubro, entre perto das 13h e as 14h.

Uma das contas atingidas foi a de Cristiano Ronaldo: de acordo com o The Verge, o jogador de futebol acaba de perder três milhões de seguidores — ontem tinha 493 milhões e hoje em 491. Mas, confirmando o regresso à normalidade, esta noite o jogador voltava aos 493 milhões de seguidores. Em Portugal, personalidades como Bruno Nogueira queixaram-se de problemas semelhantes.

Bruno Nogueira Instagram

Texto atualizado às 00h16 de dia 1 de novembro.