789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sabe o que significa estar na moda?

Este artigo tem mais de 1 ano

Padrões de beleza, tendências, estilos, modernidade, mudança, progresso. A moda pode ser isto tudo e muito mais. E desengane-se se pensa que a moda está associada apenas à indústria têxtil.

i

Williams BONBON

Williams BONBON

Pensar em moda é pensar em passarelas, desfiles, roupa, luxo. Mas a moda é muito mais do que isto. É também tendência, estilo, criatividade. É liberdade e modernismo. E não, não remete apenas a roupa. A moda está também presente no setor automóvel. E prova disso é o novo DS 3. Não acredita? Nós explicamos o que está na moda.

O que é a moda?

Moda é muito mais do que uma peça de roupa. De um modo geral, podemos dizer que o termo se refere a um modo de expressão predominante, seja relativo a um costume, estilo de vida, discurso, forma de vestir, tipo de carro ou outro. Contudo, não podemos negar que falar de moda leva-nos, quase sempre, para a maneira de como nos vestimos. É esta forma de vestir que, ao longo da história, nos tem vindo a permitir expressar emoções ou solidariedade para com outras pessoas. A moda tem sido um indicador de classe social ou de status social, ou ainda um indicador de quão sintonizadas estão as pessoas com as tendências populares da época. Mas a moda, dentro do mesmo período, não é toda igual. Também ela varia consoante a idade, a geração, a ocupação profissional ou mesmo a geografia.

A moda no setor automóvel

Sedução, silhuetas únicas e elegância. São características que associamos à moda. Mas são também características do novo DS 3. É também da haute-couture da moda francesa que este automóvel vai beber a atenção aos pormenores: o seu interior é revestido por Couro Nappa, com costura “ponto-de-pérola”, e os acabamentos dos comandos do DS 3 são inspirados na alta relojoaria. Mas a relação do DS 3 com a moda vai muito além destes pequenos (mas grandes) pormenores: Paris, capital tão ligada à moda, é a cidade-berço do novo DS 3; a DS Automobiles é parceira de longa data da Fédération de la Haute Couture et de la Mode; foi na Paris Fashion Week que o DS 3 se apresentou ao mundo; e este automóvel foi desvendado por Andrea Brotschi, embaixadora da Paris Fashion Week, numa sessão fotográfica em que a modelo envergou um vestido preto com cauda longa, em perfeito contraste com o novo tom Vermelho Diva do novo DS 3 (já falaremos sobre ele). Além de tudo isto, tal como a moda, o DS 3 traz uma nova tendência, com inspirações de vanguarda, sucedendo ao DS Crossback. Afinal de contas, a moda está em constante mutação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Infografia: Joana Figueirôa

Um novo ícone da moda automóvel

Ousado e único. Assim é o novo DS 3, graças ao design que forma um equilíbrio entre linhas e volume. Em relação aos seus antecessores, o DS 3 destaca-se pela sua frente, com um novo dinamismo e uma sensação de robustez, mantendo o seu toque de elegância. Ainda que com o estilo da restante gama DS Automobiles, a grelha foi redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromada. Além das inovações estilistas, os novos pára-choques e a nova grelha foram redesenhados de modo a otimizar o desempenho aerodinâmico do veículo. O novo DS 3 equilibra a ousadia estilística e o savoir-faire técnico, mantendo a barbatana típica de tubarão dos DS 3, os puxadores de porta embutidos e os rebordos exteriores invisíveis. Já as jantes apresentam um design completamente novo, com ganhos em eficiência. E as cores? O DS 3 está disponível em sete tons de carroçaria, opacos, metalizados e nacarados, incluindo duas novas cores nacaradas: Vermelho Diva, uma tonalidade tri-camada exclusiva para o novo DS 3; e Cinzento Lacquered Grey. Cinzento Platinum, Cinzento Artense, Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cinzento Cristal Pearl completam a oferta, com a possibilidade de se fazerem combinações bitcon com duas variações de tejadilho — preto perla ou o novo cinzento carat. Tudo isto, sem esquecer o meio ambiente: apesar de disponível a gasolina e diesel, o novo DS 3 tem também uma versão 100% elétrica, integrando um novo motor de 115 kW (156 cavalos) e uma nova bateria de 54 kWh, que lhe permite alcançar os 402 quilómetros de autonomia, em ciclo combinado WLTP

Vai perder esta moda?

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora