787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Um ex-Benfica passou a vilão, um ex-Benfica tornou-se herói: Roma de Mourinho vence em Verona e volta aos lugares de Champions

Este artigo tem mais de 1 ano

Dawidowicz marcou e foi expulso, Matic entrou para fazer diferença, Roma volta a 4.º antes do dérbi: após sagrar-se o técnico com mais triunfos europeus, Mourinho bateu pela primeira vez Verona (1-3).

José Mourinho conseguiu vencer em Verona com o contributo dos suplentes Volpato, Matic e El Shaarawy
i

José Mourinho conseguiu vencer em Verona com o contributo dos suplentes Volpato, Matic e El Shaarawy

Getty Images

José Mourinho conseguiu vencer em Verona com o contributo dos suplentes Volpato, Matic e El Shaarawy

Getty Images

Na receção à Atalanta, a Roma foi melhor, esmagou muitas vezes o adversário, teve várias oportunidades para marcar, acabou por perder pela margem mínima. Depois, na sequência da conjugação dos resultados dessa e da jornada seguinte, acabou mesmo por cair dos lugares de acesso à Champions da Serie A. Já na receção ao Nápoles, a Roma nunca conseguiu ser melhor, ainda equilibrou o encontro no primeiro tempo sem fazer o mesmo no segundo, sofreu nos dez minutos finais, acabou por perder pela margem mínima. No entanto, e pela conjugação de resultados, uma vitória diante do Verona colocaria de novo a formação de José Mourinho de novo na quarta posição – e logo na antecâmara do dérbi romano com a Lazio.

A pensar Smalling até ao maior de todos os erros: Roma de Mourinho perde no Olímpico, Nápoles reforça liderança

A primeira reação a esse desaire com o líder A foi positiva, com um triunfo na Finlândia frente ao HJK a jogar num relvado sintético muito criticado pelo técnico. Nada ficou decidido mas a Roma ganhou essa possibilidade de depender apenas de si para passar a fase de grupos da Liga Europa na segunda posição e Mourinho conseguiu mais um recorde, tornando-se o treinador com mais vitórias em jogos europeus à frente de Alex Ferguson (Aberdeen e Manchester United) num total de 107 sucessos por FC Porto, Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma. Antes dessa “final” com o Ludogorets seguia-se a deslocação a Verona depois de três vitórias seguidas fora na Serie A.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta vez, nem o sintético parou Mourinho: Roma vence HJK e vai decidir apuramento na última jornada

“Depois da derrota com o Nápoles houve uma natural tristeza e frustração mas seguimos para Helsínquia, não podíamos perder e conseguimos o resultado desejado. O histórico de lesões não acaba, agora temos de fora o Spinazzola mas foi como sempre disse, temos que sobreviver até dia 13 de novembro. A seguir na Liga Europa, a não deixar fugir o grupo das principais equipas da Serie A. Precisamos de pontos. Claro que ter todas as opções com tantos jogos era melhor mas até essa data de 13 novembro [n.d.r. altura da paragem para o Mundial] temos de marcar o máximo de pontos”, reforçou o treinador à DAZN.

Não são muitas as equipas a quem José Mourinho nunca ganhou entre a passagem de dois anos pelo Inter (2008-2010) e a chegada a Roma (2021). Havia o Bari, com dois empates noutros tantos jogos, o Veneza, com uma igualdade e uma derrota, e o próprio Verona, que estava na Serie B quando o português passou por Milão e na época passada ganhara por 3-2 no Marcantonio Bentegodi e empatara a dois no Olímpico. Agora, a malapata terminou. E o triunfo por 2-1 conseguido nos minutos finais do jogo colocou a equipa romana de novo nos lugares de acesso à Champions com mais um ponto do que Lazio e Inter.

O jogo começou numa toada morna, quase a dar tempo para as muitas pessoas que foram entrando de forma mais tardia para ocuparem os seus lugares, mas teve depois dez minutos a todo o gás com hipóteses de golo nas duas balizas. Começou o Verona a ameaçar, com Hongla a ver um remate de meia distância a desviar em Smalling e quase enganar Rui Patrício (16′) e Tammy Abraham a fazer o mais difícil em duas ocasiões, primeiro a ser lançado por Karsdorp, a passar o guarda-redes mas a falhar de baliza aberta (19′) e depois a desviar de cabeça ao lado na pequena área após mais um cruzamento de Karsdorp (21′). Mourinho não queria acreditar nos falhanços e pior ficou nos minutos seguintes, com Miguel Veloso a marcar um canto para a entrada da área e Dawidowicz, central que passou pelo Benfica B, a desviar na área o remate de longe para o 1-0 (27′). A Roma que podia estar na frente encontrava-se em desvantagem.

[Clique nas imagens para ver os golos do Verona-Roma em vídeo]

No entanto, e ainda antes do intervalo, as características do encontro acabariam por mudar, com o mesmo central polaco a ter uma entrada muito dura sobre Zaniolo de sola e a ver o vermelho direto após indicação do VAR (36′). A perder, os romanos teriam a partir daí outras condições para colocarem mais unidades na frente em busca do empate e uma recuperação de bola de Camara originou a jogada do 1-1, com Abraham mais uma vez a ter demasiada pontaria no poste mas Zaniolo a marcar na recarga (45+2′).

Mourinho queria mais e foi por isso que lançou ao intervalo El Shaarawy no lugar de Cristante. Pouco ou nada mud0u. E como um azar nunca vem só, também Zaniolo teve um problema físico que levou a que pedisse para ser substituído, entrando Belotti com Volpato no lugar de Zalewski. Os minutos ainda passando, o Verona quase não existia em termos ofensivos mas também a Roma sentia dificuldades acima do previsto para criar oportunidades para a reviravolta. E nem de bola parada o empate era desfeito, com Montipo a defender bem um livre de Pellegrini e Matic a acertar na trave num canto (82′). No entanto, no final, uma grande jogada de Matic na esquerda com assistência para a entrada da área permitiu o remate vitorioso de Volpato que colocou os 3.000 adeptos romanos em completo delírio (88′) antes de El Shaarawy, após assistência do mesmo Voltpato, sentenciar o 3-1 final no segundo minuto de descontos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora