O presidente da Federação Distrital de Castelo Branco do PS, Vítor Pereira, é candidato único a novo mandato nas eleições que se realizam na sexta-feira.

Vítor Pereira, que também preside à Câmara da Covilhã, recandidata-se ao cargo na Federação para o mandato de 2022-2024, com a moção “Pelo PS, Pelo Futuro” e tem o objetivo de dar “continuidade ao trabalho que tem sido feito nos últimos dois anos”, referiu em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“Coloco nesta eleição e para este mandato, ao serviço do PS, a minha experiência política acumulada, nas mais diversas funções, bem como a minha propensão para congregar vontades, construir consensos e concretizar esforços para continuarmos a desenvolver a nossa região, afirmando o nosso território e reforçando a nossa voz”, disse.

Vítor Pereira prometeu ainda “estar na linha da frente na defesa e promoção da região junto do Governo central, lutando de forma intransigente pelo seu desenvolvimento e afirmação nacional”.

Em termos de objetivos para o próximo mandato, defendeu que a Federação Distrital de Castelo Branco do PS “deve continuar o trabalho de intervenção, ação e iniciativas políticas descentralizadas no seu território, valorizando as várias centralidades nele reconhecidas e cuja complementaridade constituem um dos fatores de competitividade diferenciadores face a outras regiões”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Federação do PS deve continuar a defender o desenvolvimento de um território competitivo, que permita inverter a curva demográfica, aumentar a coesão territorial e valorizar o potencial endógeno do nosso território”.

O recandidato garantiu ainda que os socialistas do distrito continuarão a “exigir uma aposta clara e um investimento forte do Estado na região”, nomeadamente ao nível da saúde e em particular nos cuidados de saúde primário, no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (Covilhã) e no Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco).

No domínio da educação e investigação, defendeu o reforço da capacitação das escolas secundárias e profissionais e no ensino superior e centros de investigação, nomeadamente na Universidade da Beira Interior e no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Entre as reivindicações para as infraestruturas, Vítor Pereira salientou o investimento na ferrovia, reduzindo os tempos de viagem de comboio e assegurando-se uma ligação regular a Espanha, a redução do preço das portagens, até à sua abolição, na A23, bem como a construção do IC6 e do IC31, além da requalificação do IC8 entre Proença-a-Nova e a A13, a ligação à Estremadura espanhola sobre o rio Tejo, em Vila Velha de Ródão, e a requalificação da EN 238, entre a Sertã e Ferreira do Zêzere.

Abaixo-assinado exige abolição das portagens na A23 e na A13

“No âmbito da mobilidade devemos exigir e trabalhar na construção de uma rede de transporte público de passageiros que assegure, com regularidade e a um preço aceitável, a conectividade das aldeias aos centros urbanos. Devendo esta rede de transportes públicos consolidar o eixo das cidades médias da Beira Interior, servindo de alternativa à mobilidade individual nos trajetos casa/trabalho neste eixo, reforçando, assim, o raio de empregabilidade, o mercado de trabalho e as oportunidades educativas na região”, vincou.

A capacitação do território com a cobertura de fibra e 5G e a atração de investimento privado e a promoção de projetos empresariais de valor acrescentado, que permitam criar empregos diretos e indiretos, são outros dos aspetos que sublinhou, juntando-lhes ainda a reivindicação pela localização de mais serviços desconcentrados do Estado na região.

“No que respeita ao património natural, assegurar que o Plano de Revitalização da Serra da Estrela será mais do que um conjunto de boas intenções, concretizando-se como um instrumento – com capacidade financeira e estratégica – que efetivamente permita regenerar a área ardida, assegurando que é possível fazer bem, sem cometer os erros do passado e de maneira que estas tragédias não se repitam ciclicamente”.

É igualmente necessário “prosseguir a valorização dos Geoparques do território, bem como os parques e reservas naturais e os produtos típicos locais, permitindo a criação de riqueza e valor para a comunidade”.

Na adequação às alterações climáticas, lembrou que se deve trabalhar para dar resposta às necessidades de irrigação do território (Barragem da Atalaia para irrigação da margem direita do rio Zêzere), do armazenamento de água para abastecimento público (Barragem das Cortes), assim como no aproveitamento hídrico do rio Ocreza, também para abastecimento público, regadio e produção de energia fotovoltaica, sem esquecer o melhoramento da eficiência do regadio da campina de Idanha-a-Nova.

Vítor Pereira também sublinhou que “o PS tem sido, ao longo dos anos, o garante de desenvolvimento da região e do país” e que a Federação Distrital de Castelo Branco tem sabido estar à altura dessas responsabilidades.