Para promover os seus camiões eléctricos, a Renault tem trabalhado dedicadamente na tecnologia ao serviço destes veículos pesados de transporte, mas sem perder uma oportunidade de explorar a área do marketing. E o mais recente anúncio da marca francesa revela um sentido de humor a toda a prova.

Sob o lema de que “há aqueles que fazem grandes anúncios”, enquanto outros “percorrem já muitos quilómetros”, a Renault deseja chamar a atenção para o facto de a Tesla ter o camião eléctrico de que mais se fala. Mas, em compensação, os franceses possuem já 300 veículos pesados a bateria a percorrer as estradas da região.

É um facto que não há grandes semelhanças entre o Semi da Tesla, um camião semi-reboque, e as propostas da Renault Trucks, que assentam nos E-Tech Master, E-Tech D e E-Tech D Wide. Se o Semi da Tesla tem a capacidade para transportar 38 toneladas durante 500 ou 800 km com carga máxima, consoante esteja equipado com uma bateria com uma capacidade de 600 ou 1000 kWh, a Renault oferece modelos com a possibilidade de transportar de 3,1 (o E-Tech Master) a 26 toneladas (o E-Tech D Wide).

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A autonomia anunciada pelos franceses varia entre 120 e 400 km, de acordo com o tipo de veículo, mas sem que a marca especifique a autonomia que corresponde a cada modelo (Master, D e D Wide) e muito menos se corresponde a condições de carga máxima. Tão pouco se conhece em pormenor a capacidade da bateria, apesar da Renault mencionar que usa packs de 66 kWh e os gráficos que publica no vídeo darem a entender que a Master possui dois packs, o que totaliza 132 kWh, enquanto os camiões E-Tech D recorrem a quatro para atingir 264 kWh, para os camiões de maiores dimensões, os E-Tech D Wide, disponibilizarem 396 kWh graças ao seus seis packs.

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