Portugal está oficialmente nos planos de expansão da QJ Motor, marca de motociclos da Qianjian Motorcycle que, por sua vez, pertence ao Grupo Geely, controlado pelo chinês Li Shufu – ele que é um dos maiores accionistas do Grupo Mercedes-Benz, detendo uma fatia de 9,7% das acções através da Tenaciou3 Prospect Investment Limited. Mas os “tentáculos” da Geely vão muito mais além, já que a holding controla marcas bem conhecidas dos europeus, como a Volvo, a Polestar e a Lotus, além de deter 50% da Smart. O portefólio de marcas da Geely engloba ainda a Geely Auto, a Proton Cars e a Lynk & Co. É com o suporte deste grupo gigantesco que a QJ Motor faz a sua entrada em Portugal, mercado onde se quer impor como “uma nova referência do sector, graças à sua filosofia inovadora e à qualidade dos seus produtos”. Daí que toda a gama esteja abrangida por uma garantia de seis anos, sem custos acrescidos, algo que é uma novidade absoluta no mercado português de motociclos.

Prometendo “um serviço pós-venda ao nível do de marcas dos segmentos superiores”, a QJ Motor duplica a garantia de três anos que é legalmente obrigatória, mantendo na extensão a cobertura da garantia exigida por lei. Além disso, se o cliente quiser trocar de moto ou vendê-la dentro dessa janela de seis anos, o que implica mudança de proprietário, a garantia é automaticamente transferida. E também isso tenderá a favorecer a QJ Motor no mercado de usados, com uma valorização superior dos seus modelos.

No total, são sete as motos chinesas que chegam agora a Portugal, divididas pelos segmentos Adventure, Street e Custom. Na apresentação da marca à imprensa, os responsáveis da QJ Motor asseguraram que esses sete modelos de duas rodas vão estar disponíveis nos concessionários oficiais da marca no decorrer deste mês, sendo de realçar que, numa primeira fase, os pontos físicos de contacto com potenciais clientes serão naturalmente poucos. Tanto assim é que, para 2023, o objectivo da empresa é aumentar a rede de distribuição, para garantir a cobertura a 100% do território português. Dois anos depois, em 2025, a prioridade da QJ Motor é garantir que a sua oferta cobre praticamente todos os segmentos de mercado, das scooters de 50 cc aos modelos de 800 cc. “O objectivo para o ano de 2025 é que a QJ Motor conte com uma gama que abranja todos os segmentos, incluindo os restantes modelos da marca. A QJ Motor não só venderá motos, mas também scooters e modelos eléctricos, para satisfazer as novas exigências de mobilidade e mostrar o seu compromisso com o meio ambiente”, sublinha a marca asiática em comunicado.

A gama de lançamento da QJ Motor

Conforme mencionámos acima, os concessionários oficiais da recém-chegada QJ Motor vão exibir modelos para cativar diferentes tipos de clientes. A linha Adventure apela, como o próprio nome indica, aos motards mais aventureiros, propondo dois motociclos: a SRT 550, com motor bicilíndrico de 554 cc e 47 cv de potência máxima, e a SRT 800, a topo de gama que estará disponível em duas versões, on road e off road. Ambas montam um dois cilindros em linha com 76 cv, havendo ainda uma versão com 48 cv a pensar nos condutores habilitados com carta A2. No final de cada uma das galerias abaixo, encontra as respectivas fichas técnicas.

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Na linha Street, para concorrer com outras naked e neo-retro, surgem três alternativas: SRK 700, SRK 400 e SRV 550. Pode ver as fotos de cada uma abaixo, bem como as respectivas especificações no final da galeria.

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Por fim, a linha Custom integra mais dois modelos, a começar pela SRV 125. É esta a moto de entrada na gama, com a QJ Motor a procurar assim “aproximar a filosofia custom dos motociclistas com carta B ou A1”. A oferta é completada com a SRV 300, equipada com um V2 com 296 cc e 30 cv.