786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jerónimo de Sousa deixa a liderança do PCP. Paulo Raimundo é o novo secretário-geral

Este artigo tem mais de 1 ano

Jerónimo de Sousa deixa a liderança do PCP e vai ser substituído por Paulo Raimundo, dirigente e funcionário do partido há 20 anos. Passagem de testemunho acontece a 12 de novembro.

epa10160071 PCP's secretary general Jeronimo de Sousa speaks during the closing rally of the 46th edition of the 'Festa do Avante!', a political-cultural event, organized by the Portuguese Communist Party (PCP) at Quinta da Atalaia in Seixal, Setubal, Portugal, 04 September 2022.  EPA/TIAGO PETINGA
i

TIAGO PETINGA/EPA

TIAGO PETINGA/EPA

Jerónimo de Sousa vai deixar o cargo de secretário-geral do PCP, terminando assim o ciclo de 18 anos à frente do partido. O histórico dirigente comunista vai ser substituído por Paulo Raimundo, que integra há mais de 20 anos os órgãos dirigentes do partido.

De resto, no último Congresso, Paulo Raimundo passou a integrar a Comissão Política, acumulando com um lugar no Secretariado. A acumulação de funções demonstra bem o peso do comunista no partido: além dele, só Francisco Lopes, Jerónimo de Sousa, Jorge Cordeiro e José Capucho têm assento nestes dois órgãos.

Os comunistas emitiram um comunicado onde anunciam a saída de Jerónimo de Sousa e explicam porquê: “Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, no prosseguimento de uma avaliação própria, refletindo sobre a sua situação de saúde e as exigências correspondentes às responsabilidades que assume, colocou a questão da sua substituição nas funções que desempenha, mantendo-se como membro do Comité Central do PCP”.

“Destaca-se, neste momento, a grande dedicação e empenho com que assumiu estas elevadas responsabilidades, por um longo período, exemplo de compromisso com o ideal e projeto do PCP, ao serviço dos trabalhadores, do povo e do país, da paz, da amizade e solidariedade entre os povos, bem como a disposição de prosseguir a sua ação militante”, acrescentam os comunistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“No seguimento da questão colocada, que se compreende face à situação concreta, e concluída a devida auscultação, o Comité Central do PCP terá uma reunião no próximo sábado, 12 de novembro, após o primeiro dia dos trabalhos da Conferência Nacional «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências», em que será feita a proposta da eleição de Paulo Raimundo para Secretário-Geral do PCP.”

André Rolo

Quem é Paulo Raimundo?

O novo secretário-geral do PCP é apresentado pelo partido como sendo de “uma geração mais jovem, com um percurso de vida marcado por uma experiência diversificada” e como alguém “preparado” para “uma responsabilidade que associa a dimensão pública à ligação, contacto e identificação com os trabalhadores e as massas populares e com o Partido, as suas organizações e militantes.”

De acordo com a nota biográfica disponibilizada pelos comunistas, Paulo Raimundo é filho de trabalhadores naturais do concelho de Beja. Nasceu em Cascais, concelho onde os pais trabalhavam à época, como funcionários do Estoril Futebol Clube, em cujas instalações também residiam. Viveu em Setúbal a partir dos três anos, onde os pais se fixaram e trabalharam.

“Frequentou a Escola Primária do Faralhão, freguesia do Sado, em Setúbal, uma escola construída durante a Revolução de Abril, na dinâmica do trabalho solidário e voluntário dos trabalhadores e populações da localidade. A sua infância é marcada pela vivência de rua e junto ao rio Sado. Desde muito novo acompanhou a mãe nos trabalhos que realizava na agricultura, nas limpezas e nas obras, e, num determinado período, passou efetivamente a trabalhar com a mãe, nomeadamente na apanha de marisco (…) Trabalhou em carpintaria, foi padeiro e animador cultural na Associação Cristã da Mocidade (ACM) na Bela Vista. “, pode também ler-se.

Aderiu à Juventude Comunista Portuguesa em 1991 e, quatro anos depois, em 1995, passou ao quadro de funcionários da JCP. É membro do PCP desde 1994 e funcionário do partido desde 2004.

Os sinais deixados por Jerónimo

A saída de Jerónimo de Sousa era, há muito tempo, discutida como uma hipótese a considerar dada a longevidade do comunista no cargo. Na última entrevista que deu, à agência Lusa, Jerónimo de Sousa parecia já antecipar este desfecho.

“Isto é quase um desabafo pessoal, os meus camaradas perdoar-me-ão, mas tive sempre esta ideia: ninguém é insubstituível”, começou por dizer o ainda secretário-geral comunista. “A lei da vida não perdoa a ninguém. Um dia será.”

“Eu, no caso concreto, tenho a ideia de que a vida tem um desfecho e que não deveria, enfim, esperar por qualquer reparo crítico em relação à idade”, admite, aproveitando para esclarecer: “Aqui, o fator fundamental é, de facto, a saúde. A saúde é um elemento central, por muitos planos, programas, ideais, sonhos, tudo isso que a vida comporta, há uma coisa que é implacável, que é a lei da vida.”

O momento escolhido pelo PCP não deixa de ser, no entanto, surpreendente. Assim como a escolha para substituir Jerónimo de Sousa: figuras como João Oliveira, João Ferreira ou até Francisco Lopes dominavam as bolsas de apostas.

Na última campanha para as legislativas, depois de Jerónimo de Sousa ter sido obrigado a parar para se submeter a uma cirurgia, o líder comunista foi substituído pela dupla João Oliveira e João Ferreira — este último acabaria por ser também obrigado a parar por causa da Covid-19, tendo sido substituído por Bernardino Soares.

Tal como Jerónimo de Sousa, Paulo Raimundo é apresentado como operário, o que indicia que o PCP terá querido manter o rumo e a estratégia definidos, em vez de optar por alguém como Oliveira (advogado) e Ferreira (biólogo).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora