Uma saída dupla: ao mesmo tempo que deixa a liderança do partido, Jerónimo de Sousa confirmou este domingo que vai deixar de ser deputado à Assembleia da República, por considerar que houve “uma alteração qualitativa” das suas capacidades.

“Não, não vou continuar como deputado. Naturalmente, há aqui uma alteração qualitativa das minhas capacidades. Tendo em conta a dimensão da nossa bancada… Não se compadece com ausências momentâneas”, sustentou Jerónimo de Sousa, depois de ser questionado pelos jornalistas sobre a permanência enquanto deputado, na conferência de imprensa em que confirmou que vai deixar a liderança do partido.

Significa isto que no Parlamento deixarão de estar representados membros da Assembleia Constituinte — Jerónimo era o único deputado desse tempo que continuava em funções.

Jerónimo precipitou a saída e esteve envolvido na escolha de Raimundo, o desconhecido que o PCP conhece bem

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo deputado e jovem dirigente comunista Duarte Alves é o nome seguinte na lista de candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Lisboa, por onde Jerónimo de Sousa foi eleito.

O dirigente comunista clarificou, entretanto, que Duarte Alves, de 31 anos, é o nome proposto para o substituir — “é uma possibilidade real”, explicou — e que tem provas dadas do até agora curto trabalho que desenvolveu no parlamento.

Questionado sobre quando está a pensar deixar oficialmente o parlamento e para quando reserva a sua última intervenção em plenário, Jerónimo de Sousa admitiu não fazer mais intervenções.

Duarte Alves, economista de profissão, era um dos mais jovens deputados na última legislatura. Depois de falhar a eleição nas legislativas de janeiro de 2022 começou a desempenhar funções de assessor parlamentar na bancada comunista. A nível parlamentar ficou conhecido pela sua intervenção na comissão de inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.