Este ano, foram concedidos mais “vistos gold” para residir em Portugal a cidadãos oriundos dos Estados Unidos da América do que a cidadãos da China. O dado é avançado esta segunda-feira pelo Público e pelo Diário de Notícias.

Segundo o Público, que cita dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), entre janeiro e setembro de este ano foram concedidas 162 autorizações de residência a cidadãos norte-americanos e 160 vistos gold a cidadãos da China. O número mostra um crescimento acentuado, já que ao longo dos nove anos anteriores tinham sido concedidos apenas 321 vistos gold (uma média de 36 por ano) a cidadãos dos EUA. A maioria dos norte-americanos a viver em Portugal — mais de sete mil no final do ano passado —, opta no entanto por outros vistos de residência, como o D7, de acordo com o DN.

Desde a entrada em vigor do regime de vistos gold, em 2012, foram concedidas 5.194 autorizações de residência ao abrigo deste programa a cidadãos da China, 1.137 a cidadãos do Brasil, 530 a cidadãos da Turquia, 483 a cidadãos dos EUA e 474 a cidadãos da África do Sul, refere ainda o Público.

Há dias, na Web Summit, o primeiro-ministro português António Costa admitiu o fim do regime de concessão de vistos gold, referindo que este “provavelmente já cumpriu a função que tinha a cumprir” e que está a ser “avaliado”.

Costa admite fim dos vistos gold. “Provavelmente já cumpriu a função que tinha a cumprir”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR