No “primeiro trimestre de 2023” deverá entrar em vigor a gratuitidade de utilização das bicicletas Gira em Lisboa, mas só para quem já tem também passe gratuito: estudantes até aos 23 anos e idosos com mais de 65 anos com residência fiscal em Lisboa. A promessa, que já foi herdada por Moedas do executivo de Fernando Medina era a de incluir o passe anual das bicicletas Gira no passe de transportes em Lisboa, mas para já o arranque é mais tímido.

Bicicletas Gira gratuitas para quem tem passe de transportes continuam sem data prevista para início

Segundo uma proposta do executivo, a que o Observador teve acesso, a implementação deverá acontecer “durante o primeiro trimestre de 2023” e na “primeira fase (…) deve cobrir a mesma população abrangida pela medida de gratuitidade do transporte público”. Ou seja: os estudantes com residência fiscal em Lisboa e idade até aos 23 anos e os idosos com mais de 65 anos.

Sem detalhar quando será implementada a “segunda fase”, a autarquia admite já na proposta que “a medida venha a ser alargada aos munícipes da cidade de Lisboa”, que tenham “residência fiscal no município de Lisboa”.

No próximo ano, de acordo com a proposta do gabinete de Ângelo Pereira, vereador com a pasta da mobilidade, a utilização das bicicletas Gira poderá passar a gratuita, mas apenas para quem tenha a residência fiscal em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR