Acompanhe o nosso liveblog sobre as eleições intercalares nos Estados Unidos

frostforcongress.com — o site que lançou depois de anunciar a candidatura não deixava grandes dúvidas sobre o propósito de Maxwell Frost e o eleitorado abriu-lhe o caminho para que se tornasse no primeiro elemento da chamada “Geração Z” a conquistar um lugar no Congresso norte-americano, esta terça-feira.

Nota de enquadramento sociológico: “Geração Z” é o termo usado para descrever pessoas que nasceram entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010. Os 25 anos de Maxwell, celebrados a 17 de janeiro deste ano, colocam-no nessa faixa. E, assim, Frost, ativista social, apoiante de Obama e membro ativo nas campanhas que levaram à eleição (e reeleição) do ex-Presidente dos EUA, é o primeiro desse grupo de ‘jovens’ a ser eleito para a Câmara dos Representantes, depois de se candidatar pelo 10º distrito da Florida pelo Partido Democrata.

E nem sequer se pode dizer que tenha sido uma eleição à justa: com 99% dos votos apurados no momento em que este texto é escrito, Frost reunia 58,8% das preferências dos eleitores, contra os 39,7% do seu adversário republicano, Calvin Wimbish — quase 113 mil votos de Frost contra os 76 mil de Wimbish.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A entrada no Congresso faz-se, segundo o próprio, 10 anos depois de ter começado a sua intervenção cívica contra a legislação para o uso de armas nos Estados Unidos. O tiroteio na Escola Primária de Sandy Hook, a 14 de dezembro de 2012, que resultou na morte de 26 pessoas, entre professores e alunos, foi o fator que fez despertar a vontade de Frost de sair para a rua e tentar forçar a aplicação de leis mais restritivas para o uso de armas no país.

Precisamente focado nessa missão, Maxwell Alejandro Frost foi um dos promotores da iniciativa March For Our Lives — a questão do uso e porte de arma foi, aliás, um dos pontos mais referidos pelos eleitores como motivo para que tivessem participado nestas eleições intercalares, de acordo com várias sondagens à boca das urnas.

O percurso de Frost na última acaba por ter um episódio curioso, à luz dos resultados desta terça-feira: em junho, já depois de anunciar a sua candidatura ao Congresso, o agora congressista eleito confrontou diretamente Ron DeSantis, governador da Florida, exigindo-lhe ações concretas no controlo de armas nas ruas do estado. A resposta de DeSantis: “Ninguém quer ouvir o que tens a dizer.” Esta noite, o governador — que pode entrar na corrida das próximas presidenciais — foi reconduzido no cargo e Frost foi eleito para a Câmara dos Representantes.

Além de primeiro membro da “Geração Z” no Congresso, Frost torna-se também, com esta eleição, o primeiro afro-cubano a sentar-se naquele órgão do poder legislativo norte-americano.

Reagiu no Twitter, ao início da madrugada nos Estados Unidos, de forma efusiva e em maiúsculas: “Ganhámos!!!! Fez-se História esta noite. Fizemos história para as pessoas da Florida, para a Gen Z, e para todos aqueles que acreditam que merecemos um futuro melhor. Estou mais do que agradecido pela oportunidade de representar o meu lar no Congresso dos Estados Unidos”.