A obra “Campbell’s Soup Cans”, uma das mais famosas do artista norte-americano Andy Warhol, e que estava exposta na Galeria Nacional de Arte em Camberra, Austrália, foi esta quarta-feira vandalizada por ativistas climáticos do grupo Stop Fossil Fuel Subsidies, naquele que é o mais recente ato de protesto a envolver obras de arte.
Num vídeo divulgado pelo próprio grupo ativista, é possível ver uma das manifestantes a rabiscar com um marcador azul vários dos 32 painéis que compõem a obra, colando-se de seguida a um dos painéis como forma de protesto.
Andy Warhol’s iconic Campbell’s Soup artwork is the latest to be targeted by climate activists.
Two women attempted to glue themselves to the piece at the National Gallery, but fled the scene after security guards intervened, preventing the poor quality glue from setting. #9News pic.twitter.com/sywduuYD3S
— 9News Australia (@9NewsAUS) November 9, 2022
“Andy Warhol retratou o consumismo enlouquecido nesta série icónica“, afirmou uma representante do grupo ativista, que se opõe aos subsídios estatais para a exploração petrolífera. “Agora temos o capitalismo enlouquecido. As famílias têm de escolher entre medicamentos e alimentos para os seus filhos, enquanto as empresas de combustíveis fósseis somam lucros recorde”.
Os painéis que compõem a obra encontram-se protegidos por um vidro, pelo que a extensão dos danos causados não é clara. A National Gallery recusou-se a comentar se o quadro estava danificado. “Um protesto teve lugar na National Gallery of Australia na sequência de incidentes semelhantes noutros locais na Austrália e no estrangeiro”, disse apenas um porta-voz numa declaração.
Um dos mais influentes artistas do século XX, expoente máximo do movimento pop art, Andy Warhol é a mais recente “vítima” de uma tendência crescente de protestos que visam chamar à atenção para o impacto do uso de combustíveis fósseis nas alterações climáticas. Episódios recentes incluem protestos contra o quadro “Girassóis”, de Vincent van Gogh, pintada em 1888, ou a conhecida pintura de Johannes Vermeer, “Rapariga com Brinco de Pérola”, datada de 1665. Em ambos os casos, as ações de protesto foram levadas a cabo por um outro grupo de ativistas climáticos, o Just Stop Oil.
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“Campbell’s Soup Cans” é uma das obras mais emblemáticas da arte norte-americana do século XX. Alvo de várias interpretações desde a sua primeira exibição em 1962, tem sido entendida ora como um elogio à prosperidade da sociedade contemporânea, ora como uma crítica à reprodução em massa de objetos capitalistas.