Já ocupava o cargo desde agosto de 2021, altura em que Andrew Cuomo, o então governador, envolvido num escândalo de assédio sexual, renunciou, mas agora Kathy Hochul foi eleita, tornando-se assim a primeira mulher a ser escolhida para governadora do estado de Nova Iorque.

Investigação conclui que governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres

A democrata, de 64 anos e natural de Buffalo, derrotou Lee Zeldin, o candidato republicano apoiado por Donald Trump, e esta terça-feira à noite, perante uma multidão de apoiantes, com “New York State of Mind” a tocar em fundo, agradeceu a eleição e garantiu: “Não estou aqui para fazer história. Estou aqui para fazer a diferença! E vou liderar com força e compaixão, não com medo e raiva”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a campanha, a advogada prometeu que, caso fosse eleita, iria concentrar o mandato nas questões económicas, nos problemas da habitação e na redução da violência armada, bem como na defesa do direito ao aborto. E fez sempre questão de marcar a diferença exatamente por ser mulher: “Posso concentrar-me na segurança pública, nos preços, no direito ao aborto e na segurança de armas, tudo ao mesmo tempo. Porque as mulheres conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo, são multitasking”, disse em outubro numa entrevista ao Politico.