Está a ser criado um grupo de trabalho para avaliar o futuro dos vistos gold. Segundo avançou esta quarta-feira no parlamento o ministro da Economia, o grupo de trabalho vai reunir, além deste ministério, os Negócios Estrangeiros e a Admnistração Interna, para “avaliar tudo o que se tem passado” neste regime.

Tal como já tinha sido avançado pelo primeiro-ministro à margem da Web Summit, o Governo considera que o programa que atribui vistos de residência a investimentos superiores a meio milhão de euros “já cumpriu a função que tinha a cumprir”.

Costa admite fim dos vistos gold. “Provavelmente já cumpriu a função que tinha a cumprir”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Costa Silva corroborou a visão do primeiro-ministro, e adiantou apenas que será feita “a avaliação desta medida”, defendendo que “periodicamente” o Governo deve “avaliar o impacto das políticas públicas” e “corrigir as suas imperfeições”.

Semana de 4 dias é “grande debate do nosso tempo”

Na mesma audição, o ministro foi ainda questionado sobre o teste à semana de quatro dias, remetendo a questão para a Concertação Social. Mas, face à insistência dos deputados, acabou por admitir que este modelo laboral é possível em setores como o tecnológico, mas “mais difícil” na indústria, mesmo apesar de a pandemia ter mudado a relação das pessoas com o trabalho.

Semana de 4 dias: Governo não afasta aumento da jornada diária, mas diz que pode variar de dia para dia

Segundo o ministro, que voltou a ser questionado sobre a semana de quatro dias na segunda ronda de perguntas dos deputados, este modelo “não significa que vamos trabalhar quatro dias”, reforçando que este tem de ser um “modelo flexível” e “pode ser um modelo de futuro para tecnológicas”. Depois da pandemia, considerou, tornou-se mais premente “procurar um modelo em que se trabalhe com mais produtividade”.

Para o ministro, este “é um dos grandes debates do nosso tempo”.