O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, desloca-se a Portugal no próximo dia 18. A viagem foi confirmada ao Observador pela assessoria do antigo líder do PT. Da agenda da viagem, que acontece depois de participar durante dois dias na 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), no Egipto, constam encontros com o primeiro-ministro, António Costa, e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A reaproximação entre Lisboa e Brasília é um dos objetivos do novo mandato de Lula da Silva como Chefe de Estado brasileiro. Em entrevista ao Observador, antes da segunda volta das presidenciais, Lula da Silva defendeu que a relação entre Portugal e o Brasil “tem que ser uma coisa irmã”: “Tem de ser uma coisa mais privilegiada, não só porque a língua é mais fácil, mas porque temos uma relação de 500 anos com Portugal que não se pode menosprezar”.

Lula da Silva ao Observador: “Nós sabemos o significado do Brasil para Portugal. Precisamos estar juntos”. A manhã do candidato do PT no Rio

Recorde-se que o chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, nunca visitou Portugal durante os quatro anos de mandato, tendo mesmo chegado a cancelar um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, após este decidir encontrar-se com Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva ganhou as eleições presidenciais de 30 de outubro por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos. Lula da Silva assumirá novamente a Presidência do Brasil em 1 de janeiro de 2023 para um terceiro mandato, após ter governado o país entre 2003 e 2010.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR