O ministro da Saúde garante estar “completamente afastado” o cenário de ter de voltar a um estado de alerta no país por causa da pandemia. Esta semana realiza-se a reunião de peritos para a avaliação da situação epidemiológica, mas Manuel Pizarro garante que esse cenário não está em cima da mesa.

“Não há nenhuma intenção nem necessidade de regressar, pelo menos a curto prazo, a qualquer situação que envolva estado de alerta ou imposições de saúde pública. Isso está completamente afastado”, afirmou o ministro na conferência de imprensa do Conselho de Ministros esta quinta-feira, garantindo logo de seguida que o Governo “continuará a monitorizar a situação”.

O ministro disse também que na próxima semana será anunciado o plano de contingência para o inverno, para fazer face à onda de infeções respiratórias nesse período do ano. Pizarro garantiu que o plano será anunciado de forma “atempada para prevenir o pico de infeções respiratórias”.

O ministro diz que ao dia de hoje a situação nos atendimentos hospitalares por causa de infeções desta natureza está “mais calma do que nos últimos dias”. “Houve um afluxo aumentado nos últimos dias”, o que provocou “perturbações” nos hospitais, admitiu aos jornalistas. “Houve uma certa antecipação” da prevalência de infeções respiratórias porque a “ecologia vírica está profundamente alterada pela Covid 19”, afirmou.

Manuel Pizarro sublinha, no entanto, que foi por isso que o Governo antecipou para o início de setembro o reforço da vacinação  contra a gripe e a Covid, que diz estar já perto de cobrir “2 milhões de portugueses”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR