Informação e contra-informação, desmentidos e semi-confirmações, um vídeo no hotel e uma alegada ida a um hospital. As últimas horas do ministro russo dos Negócios Estrangeiros Sergey Lavrov em Bali, cidade da Indonésia onde esta terça-feira começa uma cimeira do G-20, deram uma pequena novela informativa cujos contornos ainda não são inteiramente claros.

Tudo começou com uma notícia da agência norte-americana Associated Press, que ao início da manhã de esta segunda-feira, hora portuguesa (meio da tarde de Bali), avançava que Lavrov teria sido hospitalizado por um “problema de saúde”.

A informação teria sido avançada à agência por três fontes indonésias, mais exatamente, “três responsáveis médicos e do Governo” do país, que haviam falado sob condição de anonimato por alegadamente não estarem autorizados a comentar o caso. Duas dessas fontes terão mesmo detalhado que Lavrov teria tido um “problema cardíaco”.

A esta notícia, seguiu-se um desmentido do próprio ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) russo. Chegou através da agência Reuters, que citou uma porta-voz desse ministério, Maria Zakharova. A responsável classificou os relatos como “notícias falsas”, detalhando mesmo: “Isto, obviamente, é o cúmulo da falsificação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De “Mr. Nyet” a “saco de pancada” do mundo. A vida e as polémicas de Sergey Lavrov

A complementar o desmentido chegou, poucos minutos depois, um vídeo de Sergey Lavrov, sentado no exterior da sua suite de hotel a comentar a própria notícia. O vídeo foi publicado pelo jornalista Pjotr Sauer, do diário britânico The Guardian, e terá sido enviado pela porta-voz do MNE russo.

No vídeo, Lavrov descrevia a notícia como “jogo político”. Sentado ao ar livre, vestido de forma descontraída — calções e uma t-shirt com uma aparente referência ao artista norte-americano Jean-Michel Basquiat — e com papéis (provavelmente de trabalho) e um iPhone colocados sobre uma mesa, Lavrov comentou as notícias com ironia.

De acordo com a agência Reuters, o ministro, que falou em russo, começa por ser questionado pela porta-voz do MNE Maria Zakharova sobre o que pensa das notícias. E respondeu lembrando que alguns meios de comunicação ocidentais têm vindo a escrever há uma década, “falsamente”, que Vladimir Putin está “doente”.

É um tipo de jogo que não é novo na política. Os jornalistas ocidentais têm de ser mais fiáveis — têm de escrever a verdade”, referiu, citado pela Reuters.

À publicação do vídeo seguiu-se uma nova informação, também avançada pela agência Reuters. De acordo com este meio, que citava relatos avançados pelo governador da cidade de Bali, Lavrov ter-se-á mesmo deslocado a um hospital — mas para fazer um “check-up”, regressando “imediatamente” e de “boa saúde” ao hotel em que se encontrava.

Esta terça-feira, começa oficialmente em Bali uma cimeira do G20, grupo de potências económicas (as maiores economias do mundo) que inclui Rússia, China, Estados Unidos da América, França, Japão, Alemanha, Itália e Reino Unido. Estes países vão fazer-se representar por alguns dos principais líderes mundiais, como o Presidente norte-americano Joe Biden e o presidente chinês Xi Jinping. A Rússia vai fazer-se representar por Lavrov — o Presidente do país, Vladimir Putin, não estará presente.