O ano de 2022 ainda não terminou mas já é o ano dos últimos cinco com mais multas passadas a condutores por conduzirem com a carta de condução caducada. Este dado é avançado pelo Jornal de Notícias, que cita informação enviada ao diário pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

Segundo o JN, entre 1 de janeiro e 2 de novembro já foram passadas 5.113 multas a condutores por terem a sua carta de condução expirada.

O principal motivo para o aumento de coimas estará na confusão dos automobilistas: a data de validade inscrita na carta de condução emitida nem sempre está atualizada, porque as alterações legislativas de 2008 e 2012 não obrigaram a nova emissão do documento de circulação rodoviária. A Deco tem um simulador que permite aos condutores perceberem se a sua carta de condução está ou não caducada.

Os condutores de automóveis ligeiros e motociclos são obrigados desde 2008, por lei, a renovar a carta aos 50 anos. Em 2021, foram mais de 40 mil (44.566) os condutores com 50 anos que não renovaram a carta quando o deveriam ter feito — dados apurados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e noticiados em abril pelo JN.

Mais de 44 mil condutores têm carta caducada e arriscam multa que pode chegar aos 600 euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR