Já todos conhecemos o SUV mais pequeno e acessível da BMW, o X1, com diversas versões a gasolina e a gasóleo, além dos PHEV. Em breve, vai passar a estar disponível a versão a bateria deste modelo, o iX1, que será também o eléctrico mais barato da marca germânica. A produção arrancou recentemente em Regensburg, na Alemanha. 

O novo iX1 montará um pack de baterias com uma capacidade de 66,45 kWh (64,7 kWh úteis), capaz de recarregar até potências de 130 kW. Este acumulador permite ao SUV compacto almejar uma autonomia de 436 km, determinada segundo o método europeu WLTP, anunciando um consumo combinado de 17 kWh/100 km.

Em termos de potência, o iX1 oferece 313 cv, valor que é atingido ao instalar dois motores eléctricos de 190 cv, um em cada eixo. Isto é suficiente para ir de 0-100 km/h em apenas 5,6 segundos, valores relativos à primeira versão a comercializar, a xDrive30, que vê a sua velocidade máxima limitada a 180 km/h.

Com uma potência total de 313 cv e uma força sempre disponível de 494 Nm, o iX1 xDrive30 não será o modelo mais económico da gama. Este estatuto será pertença da versão com apenas um motor, de potência inferior, que será igualmente menos gulosa em matéria de consumo.

O eléctrico iX1 é proposto na Alemanha por 55.000€, valor que em Portugal sobe para 59.000€, mais que não seja devido ao transporte e, sobretudo, à diferença no IVA cobrado ao cliente. Ao iX1 deverá juntar-se posteriormente um iX2, que ainda está a ser desenvolvido, mas que partilhará a mesma base e mecânicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR