Inicialmente, parece que o carro, um Tesla Model Y branco, vai parar, passando para a berma da estrada e reduzindo a velocidade, aparentemente preparando-se para estacionar. De forma repentina, tudo muda: uma guinada à esquerda (quase levando o carro a bater numa moto) e uma aceleração súbita e exponencial antecedem dois quilómetros percorridos a uma velocidade absolutamente descontrolada, que terminam num aparatoso acidente que resultou em duas vítimas mortais e três feridos (entre os quais, o condutor).

Pela velocidade a que o carro circula antes de bater, as imagens deste acidente, que aconteceu a 5 de novembro na cidade chinesa de Chaozhou, província de Guangdon, são impressionantes. Nas últimas horas têm vindo a ser partilhadas nas redes sociais, sobretudo na China, tornando o acidente mediático, motivando já uma reação da fabricante do automóvel (a Tesla) e dando origem a uma investigação policial. O jornal de Hong Kong South China Morning Post descreve mesmo o momento como “chocante”.

As dúvidas sobre o que pode ter motivado a aceleração súbita e a perda de controlo do carro pelo condutor adensaram-se entretanto, quando, de acordo com a Bloomberg, um familiar não identificado do condutor (que tem 55 anos) alegou na plataforma chinesa Weibo, semelhante ao Twitter, que o automobilista tentou pressionar o pedal do travão sem sucesso, pelo que poderia ser um “problema técnico” (de software, por exemplo) a causar o acidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades chinesas estão já a investigar o acidente e a multinacional norte-americana mostrou-se disponível para colaborar na investigação, mas alertou já para que não se difundam “rumores” sobre eventuais falhas técnicas e defeitos do modelo de automóvel.

Em nota oficial citada pela agência Reuters, este domingo, a empresa de carros elétricos sugeriu mesmo que as primeiras informações obtidas do histórico do veículo não mostraram provas de que o pedal de travão tenha sido pressionado, indiciando ao invés que o acelerador foi fortemente acionado — uma informação ainda não confirmada por fonte independente.

Como resultado do acidente, um motociclista e um estudante (do ensino secundário) morreram.