Há mais uma derrota entre os candidatos apoiados por Donald Trump, o ex-Presidente dos Estados Unidos. Kari Lake, uma antiga pivot da televisão norte-americana, perdeu a corrida para o cargo de governadora do Arizona.

De acordo com a Associated Press e a CBS, Katie Hobbs, a candidata do partido Democrata, venceu a corrida nesse estado. As projeções da CBS mostram uma disputa renhida: com 98% dos votos apurados, Hobbs arrecadou 50,4% dos votos, contra os 49,6% da candidata republicana.

Katie Hobbs já foi secretária de Estado do Arizona e ganhou projeção ao defender a legitimidade das eleições de 2020. À semelhança de outros candidatos apoiados por Donald Trump, uma das premissas da candidatura de Kari Lake estava assente na questão da legitimidade das eleições presidenciais de 2020.

Katie Hobbs chegou a chamar à candidata republicana uma “agente de caos”. Hobbs vai suceder ao republicano Doug Ducey, que chegou este ano ao limite de mandatos. Katie Hobbs é a primeira democrata eleita no Arizona desde Janet Napolitano, em 2006.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aos residentes do Arizona que não votaram em mim, prometo que vou trabalhar de forma árdua por vocês — porque neste momento de divisão, acredito que há muito mais a ligar-nos”, indicou Hobbs num comunicado em reação à vitória no Arizona. “Isto não é só sobre uma eleição — é sobre a capacidade de fazer avançar este estado e enfrentar os desafios da nossa geração.”

Kari Lake não reconheceu até agora a derrota. Através do Twitter, voltou à carga depois de alegar que os oficiais do Arizona estavam a “suprimir” votos republicanos, dizendo que o “povo do Arizona reconhece disparates quando os vê.”

Apesar das derrotas de alguns dos candidatos republicanos apoiados por Donald Trump, como o conhecido Dr. Oz na Pensilvânia ou Tudor Dixon no Michigan, o ex-Presidente dos Estados Unidos não terá ficado abalado pelos resultados das intercalares ao ponto de mudar de planos. Na semana passada, Trump prometeu um “grande anúncio” no seu resort de Mar-a-Lago a 15 de novembro. Na altura, tornou-se expectável que o anúncio estivesse ligado a uma recandidatura à Casa Branca para as eleições de 2024.

Afinal, Donald Trump não apresentou a candidatura à Casa Branca esta noite. Mas fará “grande anúncio” dia 15

De acordo com o Financial Times, os planos não terão sido alterados e o “anúncio especial” mantém-se para esta terça-feira. O jornal refere que o anúncio deverá acontecer apesar do coro de republicanos que pedem que Trump se afaste da corrida.

Um dos exemplos mais claros de falta de consenso entre os republicanos sobre uma possível recandidatura de Donald Trump é a entrevista de Mike Pence à ABC News. O antigo vice-presidente da administração Trump disse acreditar que “há melhores escolhas”. Na mesma entrevista, disse ainda que Donald Trump tinha sido “irresponsável” na questão do assalto ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021.

Segundo uma sondagem da YouGov feita após as eleições da semana passada, citada pelo Financial Times, 42% dos eleitores que se identificam como republicanos ou mais inclinados para a visão política deste partido preferiam ver Ron DeSantis, o governador da Flórida, ou outro candidato nomeado pelo partido na corrida em 2024, contra 35% que concordam com uma recandidatura de Trump.