O diretor nacional da PSP enalteceu esta quarta-feira a forma como os polícias têm lidado com as manifestações e ocupações dos jovens ativistas pelo clima e destacou “a forma globalmente correta” como os protestos têm decorrido sem violência e danos.

“Saliento a forma como a estrutura de comando e os polícias deste comando [Lisboa] têm lidado com as ações dos movimentos contestatários em defesa do clima, que todos temos a obrigação de defender. No entanto, não podemos esquecer que vivemos num Estado de direito democrático e a defesa da causa climática, como de qualquer outra causa, deve desenvolver-se pelo respeito pela lei”, disse Magina da Silva, na cerimónia do dia do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis), que decorreu na Amadora.

Cerca de 50 alunos da Faculdade de Letras, solidários com colegas detidos, protestam contra diretor

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor nacional da PSP salientou também e saudou “a forma globalmente correta como os protestos têm decorrido sem recurso a ações ou comportamento violento e sem recurso a danos na propriedade pública”.

No seu discurso, Magina da Silva destacou igualmente “a forma legal, madura, contida e proporcional como os polícias têm resolvido as mediáticas ocorrências relacionadas com esta temática“.

“Têm resolvido estas mediáticas ocorrências em cumprimento escrupuloso com os regulamentos internos sob o uso da força e em cumprimento escrupuloso das instruções hierárquicas emitidas por uma polícia democrática e ao serviço de todos os cidadãos que servirmos”, sustentou.

Jovens ativistas pelo clima ocuparam na última semana várias escolas de Lisboa, exigindo o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e a demissão do ministro da Economia, que acusam de defender os combustíveis fósseis.

Quatro estudantes detidos por se recusarem a deixar a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Dos protestos já foram detidos nove jovens ativistas.

No final da cerimónia, o ministro da Administração Interna disse aos jornalistas que “é muito importante que os mais jovens lutem pelas suas causas”, sendo esse “um direito fundamental e mostra que as novas gerações estão comprometidas com causas“.

José Luís Carneiro afirmou que às forças de autoridade “compete cumprir e zelar pelo equilíbrio entre a liberdade de manifestação e o exercício de uma autoridade democrática”.

Numa resposta enviada à Lusa sobre se a Inspeção-Geral da Administração Interna tinha aberto algum inquérito às várias intervenções da PSP, nomeadamente na retirada de manifestantes da Faculdade de Letras de Lisboa, na sexta-feira, a IGAI respondeu que “não encontrou razões para abertura de inquérito”, tendo em conta “os elementos publicados e conhecidos até este momento”.

Na noite de segunda-feira, os ativistas anunciaram o fim das ocupações das escolas, que se saldou também por detenções na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a única que pediu a intervenção policial para obrigar os estudantes a deixar o local.

Clima: ativistas detidas terça-feira aceitam suspensão provisória do processo