A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, disse esta quinta-feira que não se vai recandidatar à liderança Democrata no Congresso norte-americano, após a confirmação que os Republicanos garantiram a liderança da câmara baixa, na sequência das eleições intercalares.

Num discurso aplaudido de pé por Democratas e Republicanos, Pelosi anunciou que deixará o cargo depois de liderar os Democratas durante quase 20 anos e após um ataque brutal ao seu marido, Paul Pelosi, no mês passado na sua casa em São Francisco.

Marido de Pelosi operado ao crânio depois de ataque com martelo. Médicos esperam “recuperação total”

“Agora devemos avançar com ousadia para o futuro. Chegou a hora de uma nova geração liderar a bancada Democrata que tanto respeito. E sou grata por tantos estarem prontos e dispostos a assumir essa incrível responsabilidade”, disse Pelosi, num discurso em que recordou o seu percurso desde “dona de casa a presidente da Câmara dos Representantes”.

O líder da Câmara dos Representantes é a terceira figura mais importante da política norte-americana depois do Presidente e do vice-presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR