O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, vai ouvir esta quinta-feira os partidos com representação parlamentar, a Comissão Nacional de Eleições e o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral por causa da proposta do Governo de adiar as legislativas.

O chefe de Estado dissolveu a Assembleia Nacional Popular em maio e marcou eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro, mas o Governo propôs que fossem adiadas devido a atrasos no início do recenseamento eleitoral, marcado para 10 de dezembro.

A proposta foi apresentada no final de outubro numa reunião do Conselho de Ministros, na qual o Governo informou o chefe de Estado sobre o “consenso alcançado com os partidos políticos em torno da nova data das eleições legislativas antecipadas que, havendo concordância, poderá ser marcada, por decreto presidencial, para uma data posterior a 13 de maio de 2023“.

Em declarações aos jornalistas na quarta-feira, o Presidente guineense afirmou que iria ouvir os partidos para “confirmar se há consenso para adiar as eleições”.

Os partidos com assento parlamentar que deverão ser ouvidos pelo chefe de Estado são o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Partido da Renovação Social (PRS), Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e União para a Mudança.

Antes de ouvir os partidos políticos com assento parlamentar, Umaro Sissoco Embaló preside à reunião do Conselho de Ministros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR