Uma operação de fiscalização internacional resultou na apreensão de 26.800 toneladas de produtos alimentares ilícitos e de 15 milhões de litros de bebidas alcoólicas, indicou a Autoridade Tributária e Aduaneira num comunicado divulgado na segunda-feira.

A “OPSON XI”, organizada pela Europol, realizou-se entre os meses de dezembro de 2021 e maio de 2022 e tinha como objetivo “combater o comércio de produtos alimentares contrafeitos, adulterados e não conformes”.

Segundo o comunicado, “os controlos positivos, comunicados por 26 dos países participantes“, levaram àquelas apreensões, que no caso das bebidas alcoólicas foram maioritariamente de cerveja.

A nível nacional, a Autoridade Tributária e Aduaneira integrou a operação dadas as suas competências de controlo da fronteira externa, tendo sido impedida a entrada em Portugal “de aproximadamente 2,5 toneladas de produtos alimentares em situação irregular, com destaque para doces (produtos de confeitaria à base de chocolate) irregularmente declarados, batatas fritas contrafeitas, óleo alimentar, suplementos alimentares e medicamentos falsamente declarados como suplementos alimentares”.

A operação contou com o apoio da Comissão Europeia, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO na sigla em inglês) e da Interpol, na coordenação das ações dos países participantes fora da UE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR