As vendas na China dos mais recentes eléctricos da Mercedes, designadamente os EQE e EQS, estão aquém dos objectivos, o que levou a marca a praticar descontos que chegam a atingir 33.000 dólares. Quem o diz é a Reuters, que avança igualmente que esta medida fez cair as acções em 6,7%.

Segundo a imprensa chinesa, os dois modelos topo de gama da Mercedes, o EQE e o EQS, têm registado uma procura reduzida no mercado local devido à forte concorrência de modelos domésticos, mas sobretudo de veículos importados. Isto levou a Mercedes a anunciar o corte nos preços a 15 de Novembro, através do site da marca.

De um dia para o outro, o preço do Mercedes EQS caiu de 1.190.000 yuans (cerca de 167.870 dólares) para apenas 956.000 yuans (134.860 dólares), um corte radical de 33.000 dólares, que corresponde sensivelmente ao mesmo valor em euros, implicando um desconto de 19,7%. Um desconto desta dimensão obrigou a marca a assegurar os clientes que tinham adquirido o EQS antes que os iria compensar com um subsídio.

Com o EQE a situação é menos grave, uma vez que também estamos perante um luxuoso eléctrico ligeiramente mais acessível. Ainda assim, o preço original de 528.000 yuans (74.480 dólares) foi reduzido a 15 de Novembro para 478.000 yuans (67.430 dólares), um corte aproximado de 7000 dólares, o que corresponde a 9,5%.

A Bloomberg afirma que fontes da empresa confirmaram “as vendas desapontantes” na China, com o EQS a vender menos de 100 modelos por mês. Em declarações a esta agência noticiosa, a Mercedes avançou que vai “proceder ao reposicionamento da gama EQ na China”.

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