Há filmes da gigante de entretenimento com “plot twists” mais modestos do que aquele que foi divulgado pela Disney na noite deste domingo. O então CEO, Bob Chapek, foi substituído com efeitos imediatos pelo seu antecessor, Bob Iger.

O desfecho é surpreendente, ainda mais tendo em conta que foi Iger a anunciar a vontade de sair da Disney, em 2020, e a escolher a dedo o sucessor Chapek. Agora, volta à empresa que liderou durante 15 anos, após um afastamento que teve efeitos práticos em 2021.

Disney nomeia Bog Iger novo diretor executivo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em comunicado, a Disney foi escassa na informação que partilhou sobre a saída de Chapek, que teve um percurso algo acidentado na gigante de entretenimento, a começar por uma pandemia e mais tarde pelo regresso da guerra à Europa. Iger tem “um mandato por parte do conselho de administração para definir uma direção estratégica para crescimento renovado”, era explicado.

Mas este regresso de Bob Iger à Disney não é feito por tempo indeterminado – aliás, tem uma espécie de prazo de validade de dois anos. Fica também prometido o desenvolvimento de trabalho em conjunto com a administração para encontrar um sucessor.

O executivo regressa ao cargo de CEO já com 71 anos. Curiosamente, adiou a reforma quatro vezes até anunciar o afastamento da Disney, em 2020. Na altura, disse que era hora de sair do leme da empresa de Mickey Mouse porque estava a começar a “desvalorizar a opinião das outras pessoas”. “Ao longo do tempo comecei a ouvir menos e tornei-me talvez um pouco menos tolerante para com as opiniões dos outros, talvez porque também fiquei com algum excesso de confiança, que é o que acontece quando “Foi um sinal claro de que estava na altura. Não foi a razão para sair, mas foi um fator que contribuiu para isso”, admitiu em entrevista à CNBC, no final de 2021. Na altura, descreveu o sucessor como alguém preparado para reagir a um “mundo a mudar dramaticamente”.

Neste regresso, Bob Iger não escondeu “algum espanto” por regressar à Disney como CEO. “O conselho de administração concluiu que como a Disney está a embarcar num período de complexa transformação da indústria, Bob Iger está numa posição única para liderar a companhia neste momento de viragem”, continua o comunicado da empresa.

Há quem descreva a troca de Bob Chapek por Bob Iger como algo desastrada. É justamente esse o retrato que a CNBC traça, apurando junto de fontes internas que o “board” da Disney terá abordado na sexta-feira Bob Iger, sem outros possíveis candidatos para o lugar.

Alegadamente, terá havido algumas dúvidas internamente sobre a capacidade de Bob Chapek para liderar a Disney num momento desafiante, com ações que cedem quase 38% até este ponto do ano.

Bob Iger regressa à Disney após um ano na reforma. Na anterior era enquanto CEO, Bob Iger tem na multimilionária aquisição da 21st Century Fox, por 71,3 mil milhões de dólares, a jóia da coroa. Foi também durante o seu mandato que ficaram concluídas aquisições que expandiram o portefólio da Disney, como a Pixar (2006), Marvel (2009) ou a Lucasfilm (2012). Com esta última, o império Disney passou a deter os direitos da lucrativa franquia Star Wars.

Em 2016, até pensou em comprar o Twitter — considerava que seria um bom veículo de distribuição de conteúdos. Como já se percebeu, o negócio não foi avante. 

Disney quis comprar o Twitter mas mudou de ideias. Empresa encontrou uma “porção substancial” de utilizadores falsos

Iger entrou no negócio dos media ainda nos anos 70. Uma boa parte da carreira foi feita na ABC, onde deu a luz verde ao sucesso Twin Peaks. Foi subindo degraus na companhia até esta ser adquirida pela Disney, em 1996. Passou para a Disney e foi nomeado presidente da empresa em 2000. Cinco anos mais tarde, passou a ser presidente executivo da companhia, sucedendo a Michael Eisner.

A notícia da dança de cadeiras na Disney até conseguiu surpreender a concorrência, nomeadamente no streaming. No Twitter, Reed Hastings, co-fundador da gigante de streaming Netflix, escreveu que “tinha esperança que Iger se candidatasse a Presidente. Ele é ótimo”.