A Ionity nasceu da associação entre os grupos Volkswagen, BMW, Mercedes e Hyundai/Kia, além da Ford, grupo de investidores que posteriormente foi reforçado com a entrada no capital da BlackRock, empresa de investimentos norte-americana a quem cabia proporcionar os fundos para acelerar o crescimento da rede. Assinalando o seu 5.º aniversário, a Ionity anunciou possuir 1900 pontos de recarga divididos por 430 estações, em 24 países europeus.

Estes números não impressionam, sobretudo quando comparados com a concorrência. Tendo merecido mesmo críticas do antigo “patrão” do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, quando se apercebeu da falta de qualidade associada ao serviço. Comparada com a Ionity, a Tesla possui mais de 40.000 Superchargers espalhados pelos mercados onde opera, 9000 dos quais na Europa, agrupados em 800 estações, o que dá uma média de 11,3 carregadores por estação, enquanto a Ionity se fica pelos 4,4.

De mal a pior. Patrão da Volkswagen arrasa Ionity

Para se ter uma ideia do ritmo de crescimento da rede da Tesla, que é suportada por apenas um jovem fabricante, ao contrário da Ionity, basta recordar que no final de 2019 a marca tinha na Europa apenas 4700 Superchargers em 500 estações, valor a que somou mais 4300 pontos de recarga e 300 estações em cerca de três anos. Mais recentemente, no início de 2022, a Tesla abriu mais pontos de carga em três meses do que a Ionity em quatro anos.

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