786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De gigante humilde a jogador de negócios: a história de Shaquille O'Neal em quatro episódios

Este artigo tem mais de 1 ano

A infância e o caos familiar; a descoberta do desporto e a conquista de um lugar entre os melhores; a arte de usar os media e o protagonismo publicitário; está tudo na nova série documental da HBO.

A partir desta quinta-feira, dia 24, "Shaq" mostra um homem com dilemas de ego que se esforça para não repetir os erros do passado
i

A partir desta quinta-feira, dia 24, "Shaq" mostra um homem com dilemas de ego que se esforça para não repetir os erros do passado

A partir desta quinta-feira, dia 24, "Shaq" mostra um homem com dilemas de ego que se esforça para não repetir os erros do passado

Quando o CD nasceu, com os seus 74 minutos de música, por oposição aos 46 do vinil, a primeira preocupação da indústria não foi poder oferecer mais canções num só disco (o que eventualmente até podia diminuir o preço dos antigos discos duplos em vinil), ou a qualidade do som dos novos discos – foi reeditar antigos sucessos num novo formato; o conteúdo era o mesmo, a embalagem era diferente.

Anos volvidos – e sem vos aborrecer enumerando a quantidade absurda de vezes em que o fundo dos catálogos das editoras/produtoras foi reeditado quando surgiam tecnologias como o DVD ou o Blu-Ray – o processo repetiu-se com o streaming: a grande luta inicial da Netflix foi ter acesso aos grandes catálogos, poder exibir os Seinfelds deste mundo. A sua novidade era ser a primeira TV portátil, sem anúncios, sem ter de esperar uma semana para ver o novo episódio – um videoclube non stop 24 horas por dia no PC ou smartphone; sendo uma rutura, podia ter aproveitado para criar obras que fossem revolucionárias; mas nada vende tão bem quanto o que já vende bem, pelo que a qualidade e a inovação artística não estavam na lista de prioridades.

Enquanto não obtinha os grandes catálogos e não tinha uma biblioteca suficientemente grande e apelativa, a Netflix viu-se obrigada a – como se diz hoje em dia – criar conteúdo. Literalmente obrigada: era necessário encher chouriços, passar a ideia de que havia muito por onde escolher. Aquelas galerias onde aparecem as imagens das séries e dos filmes que estão à distância de um clique? Bom, era necessário encher aquelas galerias com algo que aparentasse ser bom.

A tática que escolheram foi à prova de bala: disparar em todas as direções possíveis e imaginárias e usar os dados para perceber o que funcionava, entender o que os assinantes gostavam, o que levou à descoberta e exploração até à náusea de tudo o que tivesse sucesso: “Narcos” pegou? Então siga para uma sucessão de séries pavorosas de true crime; os specials de Louis CK disponíveis só no website do cómico foram um êxito? Então vamos pagar milhões sem fim a todo o meco que alguma vez fez rir a avó e encher a plataforma de specials de comédia, uma catadupa de specials, tantos mas tantos que acabaram por retirar o que havia de especial num special.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[o trailer de “Shaq”:]

A Netflix pode ter chegado primeiro ao streaming, mas mal as corporações tradicionais perceberam a vantagem que era ter acesso aos dados dos espectadores (e criar produtos à medida dos seus gostos), toda a empresa que alguma vez produziu um filme ou uma série quis ter a sua plataforma de streaming e, como se diz hoje em dia, “criar conteúdo”, o que em linguagem não adocicada significa criar objetos que são exatamente iguais aos outros objetos que já funcionaram.

O mais recente filão das plataformas de streaming parece ser o desporto – só no último par de anos apareceu a série “All or Nothing”, o documentário sobre a Redeem Team (equipa da NBA, liderada por Kobe, que voltou a conquistar o ouro olímpico para os EUA), documentários sobre a corrupção na FIFA, sobre “a verdade” acerca do que aconteceu com Ronaldo Fenómeno na final dos Mundiais e, claro, “The Last Dance”, a série sobre os feitos de Michael Jordan – não tinha propriamente nada de novo, mas era muito competente a estabelecer uma narrativa simples mas apelativa: aquele homem tinha, ao contrário do que foi a sua imagem pública enquanto jogador, muitas falhas (ao ponto de ser quase um bully), mas era exatamente esse feitio que o fazia treinar horas sem fim, ser um competidor sem igual e tornar-se o melhor jogador de sempre.

“The Last Dance” reciclava Jordan enquanto lenda para uma geração que nunca aceitaria um herói clean (como a sua imagem nos 90s). E “Shaq”, o documentário sobre Shaquille O’Neil que se estreia esta quinta-feira, 24 de novembro, na HBO — porque a máquina de reciclar conteúdos não pode parar — segue a mesma matriz: reposiciona o antigo poste como o jogador mais dominador da sua época, mostrando simultaneamente o seu lado brincalhão e um outro lado, umas vezes agressivo, outras calaceiro.

Ao contrário de “The Last Dance”, que ouvia toda a gente, incluindo os arqui-inimigos de Jordan (que mesmo assim tinha sempre a última palavra), “Shaq” consiste praticamente de Shaq a contar a sua história; Kobe já morreu, por isso não pode aparecer; Phil Jackson, o treinador que levou a dupla a três triplos, surge, mas não acrescenta nada por aí além; aparecem os irmãos, os pais, o guarda-costas, alguns colegas de profissão que são amigos – mas nenhum dos inimigos, ninguém com quem Shaq tenha andado ao soco.

Não estamos a ver “Shaq” porque um guionista brilhante teve uma ideia sobre como re-contar a história do grandalhão – estamos a ver “Shaq” porque Shaq é um homem de negócios brilhante, que sabe manipular os media, omnipresente até hoje ao ponto de ser o mais querido dos comentadores de basquete, muito à conta da sua capacidade de gozar consigo mesmo, das suas palhaçadas. Pelo que, para Shaq, esta é uma oportunidade de reforçar a marca Shaq, como aliás ele próprio diz a dada altura, o que inevitavelmente levará a que ele faça mais e mais anúncios, atividade na qual podemos dizer que é dominador (mais do que foi no jogo).

Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, quando fizeram dupla nos LA Lakers

O mais interessante de “Shaq”, o documentário, é o primeiro episódio, em que se traçam as origens humildes do gigante e a sua descoberta de que o seu pai não era mesmo o seu pai; a mãe de Shaq leva-o um dia a conhecer o pai biológico, mas Shaq já se havia afeiçoado ao padrasto e continuou a tratá-lo por pai. Este, por sua vez, era um militar com alguma propensão para a violência: quando Shaq quis aprender basquete, a primeira aula (isto é eventualmente um spoiler, pelo que quem não quiser saber nada antecipadamente deve mudar de parágrafo) consistiu no pai a atirar a bola à cara de Shaq para que este aprendesse que neste mundo era preciso sofrer.

Em pequeno, Shaq era tímido e sentia-se um outsider, muito à conta do seu tamanho, que o distinguia; ocasionalmente recorreu à violência (ou sucumbiu aos seus instintos violentos) para se vingar do gozo de que era alvo; esses dias acabaram quando (e isto é MESMO UM SPOILER, já sabem o modus operandi, se não quiserem ler saltem para o próximo parágrafo) deu uma tareia de tal monta num colega que este teve um ataque, sendo salvo por um terceiro colega que, com um lápis, o impediu de engolir a língua. Se o rapaz tivesse morrido, Shaq teria sido preso e adeus basquete.

Daqui para a frente é mais ou menos a história de toda a gente que conquistou alguma coisa pelos seus próprios meios: as rejeições em garoto até crescer e se tornar dominante; uma primeira época frustrante na universidade antes de se tornar — outra vez — dominante; os anos em Orlando, em que não conseguiu conquistar o título, as épocas falhadas nos Lakers antes de ele e Kobe se tornarem imparáveis.

A saída dos Lakers não é alvo de inspeção profunda – Shaq admite que não costumava treinar nas férias, e que chegava gordo, mas nunca se explora ao limite a zanga que se estabeleceu entre Kobe (um perfeccionista que dedicava toda a vida ao basquete) e Shaq (um tipo que adorava ganhar dinheiro, fazer anúncios, gravar discos de rap, comer e andar de festa em festa). A conquista do quarto título, já nuns Heat treinados por Pat Riley, que soube como extrair o melhor de Dwaine Wade e o pouco que restava a Shaq, tem uma dose de humildade: Shaq admite que aquela já era a equipa de Wade.

Há mais momentos assim, como quando (SPOILER) admite que os seus casamentos falharam por sua causa, ou quando os filhos dizem que cresceram quase sem o pai, ou Shaq, após notar que ele próprio havia errado com mulheres e filhos, decide fazes as pazes com o pai biológico, a quem nunca dera uma chance.

Quem conhece bem a NBA já sabe destas histórias todas; quem não conhece ficará por certo com a impressão que por trás daquela carapaça de palhaço bruto está um homem com dilemas de ego que se esforça para não repetir os erros do passado e que parece ser um tipo razoavelmente porreiro. Isso pode não ser lendário, mas se esse esforço for verdadeiro, é certamente mais importante que qualquer anel.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora