As tradições são importantes pois ajudam a criar identidade e marcam os costumes. Por isso, este artigo traz-lhe sete receitas de Natal e dizemos-lhe quais são os Vinhos Verdes que harmonizam com cada prato. E como a versatilidade é própria destes vinhos, damos-lhe ideias para pratos tradicionais ou mais contemporâneos. O certo é que tem muito por onde escolher.

Um Natal cheio de Verdes

O Vinho Verde é um dos vinhos mais gastronómicos que temos em Portugal. Existe um estilo de Vinho Verde perfeito para cada prato de Natal. Veja como harmonizar as refeições desta quadra com o vinho que só Portugal pode oferecer.

Bacalhau cozido

Em muitas regiões de Portugal, este é o primeiro ingrediente da consoada. O sabor intenso e a textura suave deste peixe pedem um Vinho Verde branco encorpado e intenso, aromático com corpo elegante e aromas minerais. É um vinho que também acompanha pratos apimentados, assim como peixes e frutos do mar grelhados ou pratos de cozinha japonesa, chinesa e tailandesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Farrapo Velho

Também se chama Roupa Velha e compõe-se de bacalhau (geralmente faz-se com as sobras da consoada), batatas e ovos, além dos temperos que lhe dão o sabor especial das festas. Para acompanhar este prato, a melhor opção é um Vinho Verde branco estruturado e complexo. É um vinho redondo e persistente, de cor dourada como a palha, que também pode harmonizar com receitas aromáticas e detalhes de especiarias distintos, como os aromas finos torrados e sabores mais intensos.

Peru assado com castanhas

É claro que o peru não pode faltar numa mesa de Natal. E o Vinho Verde que casa melhor com esta iguaria é o Tinto. Não, não é engano. A versatilidade do vinho produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes chega a este nível de sofisticação. É o companheiro certo para os mais diversos pratos regionais com a sua cor vermelha profunda , o seu aroma vinoso e a sua frescura intensa.

Cabrito assado

O Vinho Verde ideal para este assado tão típico das Beiras é, como não podia deixar de ser, um espumante. É verdade, também se pode fazer vinho espumante com as castas do Vinho Verde. Que pode ser de Reserva a Grande Reserva, mediante o tempo de estágio em garrafa. É que o cabrito assado sabe bem com um certo gás, que brinca na boca com a o sabor intenso desta comida.

Assado Especial de Tofu

Os pratos vegetarianos também têm lugar na mesa de Natal, e porque não? Este assado de tofu deve ser acompanhado com um Vinho Verde branco, que seja encorpado e intenso, cuja elegância e aromas vão agradar e surpreender. Se quiser, também pode combinar este Verde com o tão apreciado polvo grelhado, típico do Natal algarvio, ou com marisco e queijos.

Aletria de abóbora

Com esta sobremesa, um Vinho Verde Rosé é a grande companhia. A sua cor rosada traz ainda mais alegria à refeição e os seus aromas jovens e frescos são persistentes. É a harmonia perfeita. Também pode combinar este vinho com marisco, carpaccio e pratos da gastronomia oriental.

Rabanadas

Pedem uma Aguardente, pois então. E também as há feitas a partir do Vinho Verde. As mais tradicionais são as Bagaceiras, que primam pelos aromas intensos e expressivos a lembrar fruta cristalizada. Se preferir, escolha uma Aguardente Vínica de Vinho Verde, mais complexa e suave. Pode encontrá-las com várias categorias de envelhecimento e saboreá-las ao longo da sobremesa, deixando um ou dois golos para o café.

Um vinho muito português

O único lugar do mundo onde se produz Vinho Verde é no noroeste de Portugal, na zona de Entre-Douro-e-Minho, onde se localiza a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Que, curiosamente, podem ser brancos, tintos, rosés, espumantes ou aguardentes. E, podem ainda, ser de vários tipos: dos mais leves, que harmonizam na perfeição com pratos ligeiros aos mais elegantes e aromáticos, ideais para pratos de peixe e mariscos, passando também por aqueles que são mais estruturados e ricos, que surpreendem quando acompanham pratos ricos em especiarias e sabores fortes.

Em termos de uvas, existem os Verdes monocasta, produzidos a partir de uma única casta de uva como  Alvarinho, Loureiro ou Avesso, que ligam maravilhosamente com pratos de bacalhau, por exemplo, o fiel amigo de todos os natais. E também há os que se produzem a partir de mais de uma casta. Estes, harmonizam com os mais diversos sabores e pratos, tipicamente portugueses ou de outras terras, da Ásia à África com os seus sabores intensos e picantes.

Os Verdes são para todas as mesas

Como se pode perceber, existe mesmo um Vinho Verde para cada momento e sabor. Cada um tem o seu próprio potencial de harmonização e, por isso, há que tê-los bem escolhidos na garrafeira. Desejamos-lhe um feliz Natal, com mais Verde à mesa e os sabores preferidos de toda a família e amigos.

Conheça estas e outras receitas no site dos Vinhos Verdes e harmonize o seu Natal com os melhores Vinhos Verdes.