O Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América decidiu esta terça-feira que Donald Trump terá de apresentar as suas declarações de impostos referentes ao período entre 2013 e 2018 ao comité Ways and da Câmara dos Representantes.

Esta decisão vem no seguimento de uma batalha que remonta 2019, quando aquele comité emitiu uma intimação para aceder a essas informações por estar a investigar a possibilidade do ex-Presidente ter cometido violações fiscais.

A decisão desta terça-feira do Supremo Tribunal veio revogar o bloqueio temporário da entrega das declarações à Câmara dos Representantes, que havia sido determinado presidente do Supremo, John Roberts, depois de Trump pedir que as mesmas se mantivessem em segredo. Roberts determinou que o caso ficaria suspenso até à avaliação daquele tribunal e pediu ao comité que respondesse ao pedido do ex-Presidente. A resposta foi que essa decisão seria prejudicial à investigação do Congresso.

Justiça dos EUA pede que Supremo rejeite manter em segredo declarações de impostos de Trump

A apenas um mês dos Democratas cederem o controlo da Câmara dos Representantes, Donald Trump esteve perto de se escapar de apresentar as suas declarações de impostos. Os republicanos ganharam a maioria na sequência das últimas eleições intercalares, e irão assumir o controlo a 3 de janeiro, o que deixa apenas algumas semanas à investigação parlamentar para obter os documentos.

Trump foi o primeiro Presidente dos Estados Unidos da América nos últimos 40 anos a não preencher as suas declarações de impostos todos os anos, quebrando a tradição considerada como um dever de transparência e prestação de contas ao povo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR