A meio de outubro, Richarlison lesionou-se no gémeo da perna esquerda durante um jogo do Tottenham e as lágrimas demonstravam que temia o pior: não conseguir representar o Brasil no Campeonato do Mundo do Qatar. Esta quinta-feira, foi o autor dos dois golos que deram a vitória à canarinha frente à Sérvia – um deles sério candidato a melhor golo do torneio.

O primeiro tento aconteceu aos 62 minutos, num momento de grande astúcia. Já o segundo é um daqueles golos que irá ser contado vezes sem fim daqui a muitos anos: de costas para a baliza, recebe de pé esquerdo, roda e finaliza de pé direito à meia volta. Sem deixar cair e a “voar”. Uma bicicleta impressionante – cujas imagens inundaram as redes sociais de elogios e memes, tudo em honra do herói brasileiro do dia.

“Não sei se acompanharam, mas fiz um golo parecido nos treinos na Itália. Faz nos treinos, faz no jogo. Tive a oportunidade de virar um voleio e acertar um belo chute. Vou buscar mais, quero mais. Só tenho a agradecer meus companheiros”, declarou no final da partida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As lágrimas que transformaram o êxtase em medo

Nessas mesmas declarações aos jornalistas, citadas pela Globo, o avançado do Tottenham confessou ter falado com Neymar – o outro protagonista do encontro desta sexta-feira, por motivos antagónicos.

A cerca de dez minutos do fim da partida, o jogador do PSG saiu lesionado e não evitou as lágrimas no banco de suplentes. O avançado ficou com o tornozelo inchado devido a um lance com um adversário e começou a fazer gelo logo no banco de suplentes. No final do jogo, a transmissão televisiva permitiu ver Neymar a caminhar descalço, coxeando, a caminho do balneário.

“Estou no [controlo anti]doping, consegui ligar para o Ney[mar] para ver como ele está, parece que o tornozelo está um pouco inchado. Falei para ele fazer o máximo de gelo possível para recuperar logo e termos ele 100% no próximo jogo”, relatou Richarlison.

O jogador do Tottenham parece otimista mas, na verdade, os médicos da seleção brasileira assumem ser cedo para prognósticos finais – para o bem ou para o mal. “Ele teve uma entorse no tornozelo direito, que já inchou um bocado. É importante ver como é que Neymar vai responder. Já começámos o tratamento e precisamos de ter calma e paciência”, explicou. Sobre o futuro, pediu tempo. “O Mundial está em risco? É muito cedo para dizer isso. É preciso calma e ver como será a evolução do atleta”, assumiu Rodrigo Lasmar, à rádio Itatiaia.