A vitória por 2-0 do Irão sobre o País de Gales valeu bem mais do que 3 pontos. O triunfo de uma seleção que nunca passou a primeira fase de um Mundial e de um país envolto numa onda de protestos que tem concentrado todas as atenções, foi recebido com êxtase pelos jogadores e adeptos no Qatar, mas também por milhões de iranianos que apoiam de longe no seu país. Até as forças de segurança, muito criticadas pelo seu papel repressivo nas manifestações, se juntaram à festa.
A euforia iraniana não é para menos — com a vitória frente aos galeses, os comandados de Carlos Queiroz têm uma oportunidade de ouro para fazer história e passar, pela primeira vez, a fase de grupos do Campeonato do Mundo. Ironia do destino: o jogo decisivo, na próxima terça-feira às 19h00, é contra os Estados Unidos, num encontro de tensões elevadas, dentro e fora do relvado. Mais uma razão para o júbilo iraniano.
Veja as imagens dos festejos depois da vitória do Irão no topo
What a moment for IR Iran! ????????#FIFAWorldCup | #Qatar2022 pic.twitter.com/2OLKu7hlLp
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 25, 2022
???????????????? — WATCH: Iranian fans having fun with an Israeli @kann_news reporter at the wolrd cup in Qatar.
— Belaaz News (@TheBelaaz) November 25, 2022
Today in Iran; First they opened fire at innocent protesters then they celebrated the victory of Islamic Republic’s football team in World Cup. Iran’s national team represent dictator not the people.
The government use sport to normalize its murderous regime.#MahsaAmini pic.twitter.com/jdwhpiGnE9— Masih Alinejad ????️ (@AlinejadMasih) November 25, 2022