O ex-presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe Delfim Neves foi detido esta manhã, na sequência de um ataque ao quartel militar, entretanto neutralizado, anunciou esta sexta-feira o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

Fomos alvo de uma tentativa de golpe, que começou por volta das 00h40 e que teve o seu desfecho, em termos operacionais, pouco depois das 06h00 [horas locais, mesma hora em Lisboa]”, disse o chefe do Governo, numa conferência de imprensa.

Patrice Trovoada adiantou que “tudo indica” que o ataque ocorreu “a mando de algumas personalidades“.

“O Estado Maior informou-me que detiveram algumas pessoas, na base de declarações do primeiro grupo de quatro [atacantes] que foi detido e neutralizado. Alguns nomes mais conhecidos, Arlécio Costa, está detido no quartel e Delfim Neves também está detido no quartel”, avançou o primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um grupo de homens terá invadido esta noite o quartel militar de São Tomé e Príncipe, fazendo um refém e um ferido grave, tendo o ataque sido neutralizado ao início da manhã por volta das 6h00 da manhã, com a detenção dos elementos e já foi aberto um processo de investigação, disse à Lusa fontes locais.

Segundo fonte médica, durante o ataque, um homem ficou ferido com gravidade devido a agressões, mas já se encontra a recuperar.

A mesma fonte adiantou que os assaltantes tinham idades entre os 21 e os 24 anos e tiveram ajuda de “alguns soldados internos, que permitiram a entrada no quartel”.

Relatos de moradores no Bairro Militar dão conta de ocorrências de tiroteios e de uma explosão. Neste dia de manhã os acessos ao local estiveram bloqueados.