Também Guardamos Pedras Aqui, de Luiza Romão, foi considerado o melhor livro do ano pelo Prémio Jabuti, o mais importante galardão literário brasileiro. O livro de poesia da autora paulista, nascida em 1992, publicado pela editora Nós, recebeu também o prémio de melhor obra de poesia.

Os vencedores da 64.ª edição dos Jabuti foram anunciados esta quinta-feira à noite, durante uma cerimónia realizada no Theatro Municipal de São Paulo. Foi o regresso do evento ao formato presencial depois de duas edições organizadas online devido à pandemia da Covid-19. De acordo com a Folha de S. Paulo, Luiza Romão não esteve presente no evento.

Vestida: Contos, de Eliana Alves Cruz, venceu na categoria de contos, e O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk, na categoria de romance literário. Na categoria de tradução, venceu Todos os contos, de Julio Cortázar, traduzido por Heloisa Jahn e Josely Vianna Baptista.

Jeferson Tenório vence Prémio Jabuti com “O avesso da pele”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O segundo volume de Escravidão, de Laurentino Gomes, venceu na categoria de biografia e reportagem, que tinha como nomeado o volume inicial da biografia de Lula da Silva de Fernando Morais. Gomes recebeu o mesmo prémio em 2020, por altura da publicação da primeira parte do livro sobre a escravatura no Brasil.

Sueli Carneiro foi a personalidade homenageada nesta edição do prémio. A filósofa é autora de livros como Mulher Negra (1985) e Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil (2011).

No ano passado, o prémio de melhor livro do ano foi para Sagatrissuinorana, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, que venceu também a categoria de literatura infantil. O melhor romance literário foi O avesso da pele, de Jeferson Tenónio.

A lista completa dos vencedores da edição de 2022 pode ser consultada aqui.